Respeitar os ecossistemas é crucial para o desenvolvimento sustentável

29/09/2016 13:31

Precisamos mudar os padrões de consumo na medida em que cresce a população mundial.

Precisamos mudar os padrões de consumo na medida em que cresce a população mundial.

Até 2050, o mundo contará com nove bilhões de habitantes. Isso não significa apenas que haverá dois bilhões de bocas a mais para alimentar, mas também que essas bocas consumirão mais do que agora. Essas mudanças vão gerar uma pressão sem precedentes sobre os recursos naturais mundiais, segundo um novo informe do Painel de Recursos Internacionais (PRI), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) intitulado  “Coerência das Políticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Uma Perspectiva dos Recursos Naturais

A menos que essa agenda se concentre na proteção e no respeito da riqueza limitada do planeta, as metas de erradicação da pobreza e a garantia de uma vida digna para as gerações atuais e futuras ficarão pelo caminho, segundo os especialistas.

O informe também exorta as autoridades políticas a adotarem práticas baseadas na estratégia da “economia circular”, na qual a reutilização, reciclagem e reúso dos produtos reduzem os resíduos ao “desacoplar” a utilização dos recursos naturais do progresso econômico.

Leia a matéria completa aqui.

Leia o relatório aqui : “Coerência das Políticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Uma Perspectiva dos Recursos Naturais

Sobre o Painel Internacional de Recursos

O Painel Internacional de Recursos é um grupo de mais de 30 especialistas e cuientsitas renomados internacionalmente e mais de 30 governos nacionais. É sediado na Divisão de Tecnologia, Indústria e Economia do PNUMA. Foi estabelecido em 2007, como um órgão científico para fornecer avaliações científicas relevantes e independentes aos governos e outras partes interessadas quanto ao uso efetivo e eficientes dos recursos naturais ao longo de todo o ciclo de vida. Os relatórios do Painel têm sido usados e indicados por organizações internacionais, governos nacionais, grupos de reflexão e organizações de pesquisa, academia, indústrias e sociedade civil, nas discussões e planejamento de novas políticas que levem em consideração a produção e consumo sustentáveis e eficientes de recursos.

Fonte: envolverde.com.br