Milhões de mortes podem acontecer se danos ao planeta não forem reduzidos, diz relatório

15/03/2019 13:24

A ONU lançou essa semana o sexto Panorama Ambiental Global, onde alerta que, se não ampliarmos drasticamente a proteção ambiental, cidades e regiões na Ásia, Oriente Médio e África poderão testemunhar milhões de mortes prematuras até a metade do século. O estudo foi produzido por 250 cientistas de mais de 70 países e lançado na Quarta Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, em Nairóbi.

A publicação também anuncia que os poluentes em nossos sistemas de água potável farão com que a resistência a antibióticos se torne a maior causa de mortes até 2050, e com que disruptores endócrinos – substâncias químicas que alteram a forma natural de comunicação do sistema endócrino (ou hormonal) – afetem a fertilidade humana, assim como o desenvolvimento neurológico infantil.

No entanto, o estudo destaca que o mundo tem a ciência, a tecnologia e os recursos financeiros necessários para seguir um caminho de desenvolvimento mais sustentável, embora ainda falte apoio do público, das empresas e de líderes políticos.

Clique aqui para ver a matéria completa da ONU Brasil.

nasa-satellite-image-of-iquitos-within-the-amazon-rain-forest-in-peru-e1544802179895

Imagem feita por satélite de Iquitos, no Peru, em meio à Floresta Amazônica. (Reprodução ONU Brasil)