Animais sinantrópicos: Abelhas

ANIMAIS SINANTRÓPICOS: ABELHAS

As abelhas são importantes polinizadoras e contribuem fortemente para a produção de boa parte de nossos alimentos. Portanto sua preservação é fundamental! São animais que estão ameaçadas de extinção [43].

Caso as abelhas não estejam próximas a prédios ou locais de grande circulação, o procedimento correto é deixá-las onde estão. Evite matá-las, sendo isso caracterizado como crime ambiental (Lei n º 9605/98)

Caso visualize um enxame de abelhas, jamais tente fazer a remoção por conta própria. Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem atacar. Se afaste e ligue imediatamente para a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros ou contrate profissional habilitado. 

Para prevenir que colmeias se instalem deve-se evitar deixar entulhos, como caixas, tambores, buracos ou vãos em paredes ocas, pneus velhos, sofás e qualquer material que possa servir de abrigo para colmeia, além de resíduos alimentares [44]. 

Caso ocorra um ataque de abelhas, seguem algumas orientações do Corpo de Bombeiros:

  • Sendo poucas ferroadas, compressa fria e um analgésico devem ajudar;
  • Muitas ferroadas, a vítima deve ser levada imediatamente ao serviço de atendimento médico;

É importante estar atento se a vítima é alérgica. Ela apresentará falta de ar e em casos graves choque anafilático. Deve ser levada imediatamente ao serviço médico, independente do número de ferroadas. [45]

É proibida a instalação de casas de abelhas na UFSC sem que haja autorização da Coordenadoria de Gestão Ambiental/ UFSC.

Referências:
¹ https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/animais_sinantropicos/index.php?p=4378
² http://www.mma.gov.br/informma/item/9976-polinizadores-em-risco-de-extincao-e-ameaca-a-vida-do-ser-humano
³ http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=320