Animais Sinantrópicos: Cupinzeiro

ANIMAIS SINANTRÓPICOS: CUPINZEIRO

O Cupinzeiro é um acumulado de terra construído pelos Cupins, caracterizando seu ninho. Esses animais se alimentam de celulose, destruindo a madeira e o papel. Devido a isso, representam uma ameaça à documentos,  peças e móveis de madeira, mas não transmitem doenças [48]. 

Por possuírem hábitos subterrâneos podem fazer túneis de terra nas paredes e, caso isso seja constatado, o Centro de Zoonoses deve ser comunicado. Uma descupinização também pode ser realizada no local para que a sua proliferação seja extinta. Consulte Ata de contratação da UFSC de controle de siantrópicos com o DME/PU.

Como proceder em situações que envolvam este animal:

1. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente antropizado aberto (passeios, calçadas, passagens, ruas)?

Não se aproximar dos animais e entrar em contato com o DME/ PU, setor responsável pelo combate de sinantrópicos na UFSC.

2. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente natural (área verde, córrego, mata ciliar) ou aparentemente natural aberto?

Não se aproximar dos animais e entrar em contato com o DME/ PU, setor responsável pelo combate de sinantrópicos na UFSC.

3. O Animal está ferido, aparentemente ferido, com dificuldade de locomoção ou comportamento errático?

 Não se aplica.

4. O Animal está morto?

Entrar em contato com o DME/ PU, setor responsável pelo combate de sinantrópicos na UFSC.

5. O Animal está preso em ambiente confinado (incluindo salas)?

Entrar em contato com o DME/ PU, setor responsável pelo combate de sinantrópicos na UFSC. Solicitar regularmente a desinsetização ao DME/ PU para evitar reincidência.

Referência:
https://ufscsustentavel.ufsc.br/manual-de-animais-da-ufsc/