Atribuições

      COORDENADORIA DE GESTÃO AMBIENTAL 

Missão: A Coordenadoria de Gestão Ambiental tem o objetivo de congregar esforços para que a UFSC seja uma instituição cada dia mais sustentável.

ATRIBUIÇÕES:

De acordo com o Art. 11 do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da UFSC, são atribuições da Coordenadoria de Gestão Ambiental:

I – Definir e divulgar as diretrizes ambientais para a UFSC;

II – Organizar um banco de dados ambientais;

III – Criar e monitorar indicadores de sustentabilidade;

IV – Contribuir na solução de problemas ligados à temática ambiental, nas áreas de responsabilidade da UFSC;

V – Elaborar relatórios de acompanhamento dos programas de temática ambiental subscritos pela UFSC, e outros que se façam necessários;

VI – Sensibilizar a comunidade universitária para a temática ambiental e promover o uso racional de recursos;

VII – Oferecer suporte administrativo à Comissão de Sustentabilidade;

VIII – Oferecer à UFSC suporte técnico na área ambiental.

    

Além das citadas no regimento, também são competências da Coordenadoria de Gestão Ambiental:

– Fomentar projetos e ações que visam promover a sustentabilidade nos campi da UFSC;

– Mobilizar e auxiliar a implantação e execução de programas ambientais (Plano de Logística Sustentável da UFSC, A3P, Eficiência de Gastos) ;

– Contribuir para a manutenção das áreas verdes da UFSC, principalmente as de preservação permanente;

– Promover a inclusão de critérios de sustentabilidade nas Compras, Contratações e Obras da UFSC;

 – Analisar e instruir processos administrativos de órgãos federais (Ministério Público da União, Tribunal de Contas da União, Justiça Federal, IBAMA), estaduais (FATMA) ou municipais (FLORAM, Prefeitura Municipal de Florianópolis);

– Oferecer auditoria ambiental para outros setores e departamentos da UFSC.