Atribuições

Coordenadoria de Gestão Ambiental

Missão: “A Coordenadoria de Gestão Ambiental tem o objetivo de congregar esforços para que a UFSC seja uma instituição cada dia mais sustentável.”

Atribuições:

  • Definir e divulgar as diretrizes ambientais da UFSC;
  • Elaborar e implantar políticas e programas de educação ambiental;
  • Fomentar projetos e ações que visem à promoção da sustentabilidade nos campi e unidades da UFSC;
  • Promover estudos e aplicação de alternativas para uma gestão mais sustentável;
  • Manter e divulgar quali-quantitativamente os dados ambientais da UFSC;
  • Orientar atividades e projetos voltados às áreas de conservação, proteção e defesa ambiental;
  • Emitir parecer sobre cortes, podas e plantio de espécies florestais na UFSC;
  • Instruir processos administrativos de órgãos públicos, no que diz respeito a questões ambientais;
  • Mobilizar e auxiliar a implantação e execução de programas ambientais (Plano de Logística Sustentável da UFSC, Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Eficiência de Gastos. entre outros);
  • Promover a inclusão de critérios de sustentabilidade nas Compras, Contratações e Obras da UFSC;
  • Oferecer assessoria ambiental para outros setores e departamentos da UFSC ;
  • Orientar os processos referentes ao cadastro técnico federal, autorizações e licenças ambientais para atividades da UFSC;
  • Coordenar a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos na UFSC (resíduos convencionais, volumosos, laboratoriais, construção civil e logística reversa);Promover o uso racional dos recursos naturais e subprodutos, como água, energia e solo;
  • Promover a gestão adequada dos efluentes da UFSC;
  • Propor e orientar ações que visem prevenir e controlar a ocorrência de focos de vetores de doenças;