Capivaras

CAPIVARAS

Capivaras são animais herbívoros que podem ser encontradas em áreas urbanas, à beira de rios e lagos ou em áreas gramadas, se adaptando bem à ambientes poluídos. A instalação de cercas com telas ou alambrados é uma medida bastante eficiente para combater a invasão por partes desses animais. É importante evitar contato pois esses animais são hospedeiros do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa [26]

Caso a Capivara esteja oferecendo riscos ou tenha entrado em algum ambiente fechado e não consiga sair ou esteja machucada, o recomendado é solicitar a presença da Polícia Militar Ambiental. 

 

Como proceder em situações que envolvam este animal:

 

1. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente antropizado aberto (passeios, calçadas, passagens, ruas)?

Não se aproxime nem alimentá-lo. Telefone para a Polícia Militar Ambiental ou para o setor de fauna do IMA e Gestão Ambiental UFSC em caso de necessidade (R: 6104).

2. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente natural (área verde, córrego, mata ciliar) ou aparentemente natural aberto?

Não se aproxime nem tente alimentá-lo Telefone para a Gestão Ambiental UFSC em caso de necessidade (R: 6104).

3. O Animal está ferido, aparentemente ferido, com dificuldade de locomoção ou comportamento errático?

Não se aproxime nem tente ajudá-lo. Telefone para a Polícia Militar Ambiental ou para o setor de fauna do IMA e  Gestão Ambiental UFSC em caso de necessidade (R: 6104).

4. O Animal está morto?

Não se aproxime nem tente recolhê-lo. Telefone para a Gestão de Resíduos da UFSC (R: 4202).

5. O Animal está preso em ambiente confinado (incluindo salas)?

Manter ambiente aberto para saída. Se não for possível ou o animal não sair, contatar a Polícia Militar Ambiental ou o setor de fauna do IMA e Gestão Ambiental UFSC (R: 6104). Cercar o espaço para evitar reincidência.

 

Referência:
https://ufscsustentavel.ufsc.br/manual-de-animais-da-ufsc/