Histórico

HISTÓRIA DA COORDENADORIA DE GESTÃO AMBIENTAL

Anteriormente à criação da primeira Coordenadoria de Gestão Ambiental, foi estabelecido o Programa Institucional de Meio Ambiente (PIMA) da Universidade Federal de Santa Catarina, pela Portaria nº 654, de 16 de abril de 1993, com o intuito de desenvolver ações na área do meio ambiente dentro e fora da UFSC. O PIMA teve seu regimento aprovado em 21 de novembro de 1997, através da Portaria nº544/PRPG/97, constituído por um grupo de trabalho formado por diversos membros da UFSC, que representavam os grupos na área ambiental. O seu objetivo principal era a superação do estado de fragmentação e excessiva setorização das várias atividades de formação, pesquisa e extensão relacionada à Problemática do Meio Ambiente. Esse programa conseguiu bolsas do RHAE/CNPq que viabilizou dezessete projetos com a temática ambiental desenvolvidos interna e externamente a UFSC. O Programa estendeu-se de 1993 a 1999 e contou com vários Coordenadores, entre eles: Paulo Freire Vieira e Carlos Loch.

Apesar dessa iniciativa, foi somente em 17 de maio de 1996 que foi criada efetivamente a primeira Coordenadoria de Gestão Ambiental em resposta à solicitação de um grupo de professores preocupados com as questões ambientais da Universidade. A Coordenadoria era composta por quatro servidores administrativos e sua primeira coordenadora foi a Profª Sueli Amalia Andrade, seguida do Profº Nito Ângelo Debacher. Nessa ocasião a Coordenadoria era ligada diretamente ao Gabinete do Reitor visando independência de suas ações, e seu objetivo principal era minimizar agressões à natureza, usando estratégias ecologicamente corretas, dentro de um programa de gerenciamento ambiental, buscando a excelência da qualidade do meio ambiente e da qualidade de vida da comunidade universitária e do seu entorno.

Posteriormente, o Coordenador da Gestão Ambiental foi o Prof. Fernando Sant’Anna, que ocupou o cargo até maio de 2000. Esta gestão entendia que as práticas ambientalmente corretas desenvolvidas pela UFSC poderiam constituir aprendizado permanente de vida em harmonia com a natureza, que seria levado por professores, funcionários e alunos da comunidade em geral. Nessa época foram criadas comissões, entre elas: Resíduos Sólidos, Efluentes Líquidos e Conservação de Energia. Além disso, entre os programas desenvolvidos estavam: coleta e destino final dos efluentes tóxicos e a coleta seletiva.  Foi nesse período também que foi implementada a rede coletora de esgoto da CASAN.

A partir de 2000 assumiu a Coordenação o Profº Nito Ângelo Debacher. A Coordenação continuava ligada ao Gabinete da Reitoria e contava com doze bolsistas, no entanto ainda não possuía orçamento próprio, já que era um órgão de gerenciamento e não executivo. Para realizar os projetos, esses eram submetidos à FATMA que provia o recurso necessário. Nesse ínterim foram desenvolvidos o Programa de Conservação de Energia e Programa de Conservação e Reuso da Água. Além disso, foram realizadas vários cursos visando a correta destinação dos resíduos químicos.

O próximo Coordenador, Prof. Érico Porto Filho, assumiu em julho de 2004. Nesse período avançou-se na gestão do sistema de resíduos orgânicos e químicos, e no programa de racionamento de energia, com instalações de placas fotovoltaicas. Foi criada também a Sala Verde que realiza projetos envolvendo educação ambiental.

Na gestão seguinte a Coordenadoria de Gestão Ambiental foi substituída pela Coordenadoria de Gestão Integrada que ficou sob coordenação de Dante Juliatto. Essa coordenação entre outros objetivos queria garantir uma dinâmica mais ágil dos processos, gerando qualidade, responsabilidade social, saúde, segurança e meio ambiente. Como visto entre suas atribuições também estava à questão ambiental.

Após esse período, a Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC permaneceu oficialmente inexistente entre 2012 a 2014. No entanto, as atividades foram iniciadas em maio de 2013, com quadro de servidores e espaço físico. Apenas em fevereiro de 2015, foi publicada pela Portaria N° 95/2015/GR a criação da CGA, sob Coordenação do Prof. Fernando Sant’Anna e vinculada à antiga Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento. A Coordenadoria de Gestão Ambiental ressurgiu com a missão de congregar esforços para tornar a UFSC uma instituição cada vez mais sustentável.

Atualmente a Coordenadoria de Gestão Ambiental está vinculada à Direção Geral do Gabinete e, desde dezembro de 2016, é coordenada pelo Prof. Rogerio Portanova, sendo constituída por seis servidores que contam com o auxílio de bolsistas de diversas área.  

 

Pessoas que fizeram parte dessa história:

Carlos Alberto Silva

Jorge Genovencio De Freitas

Joventino Domingos Ferreira

Luiz Carlos Pereira

Márcio Antonio Nogueira Andrade

Marcos José Elias

Marlene Alano Coelho Aguilar

Paul Richard Momsen Miller – Subcoordenador

Rosa Elisa Villanueva Villanueva

Wilson Rudi

Zulmar Domingues Da Silveira

Equipe Atual:  http://gestaoambiental.ufsc.br/equipe/