Lagartos

LAGARTOS

Os lagartos são animais rastejantes, com a pele revestida por escamas e quase sempre possuem dois pares de patas. Habitam diferentes ambientes e substratos, e possuem tanto hábitos diurnos, quanto noturnos. São onívoros, mas alimentam-se preferencialmente de insetos. No Brasil, estão presentes em todos os biomas [40].

No campus Trindade da UFSC, é muito comum se deparar com teiú (ou Tejú). Assim como para outros lagartos, é comum vê-lo na primavera e verão, pois eles gostam de ficar expostos ao sol. Esses animais não oferecem grandes riscos à população, naturalmente são afugentados a qualquer movimento, porém não devem ser manipulados por leigos, se encurralados podem “chicotear” com sua calda. Deve-se apenas evitar a aproximação e caso estejam em locais fechados ou feridos avisar a  Polícia Militar Ambiental. 

Como proceder em situações que envolvam este animal:

1. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente antropizado aberto (passeios, calçadas, passagens, ruas)?

Não se aproximar dos animais e entrar em contato com a CGA/GR que irá ao local verificar a situação e dar os encaminhamentos.

2. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente natural (área verde, córrego, mata ciliar) ou aparentemente natural aberto?

Informar a Gestão Ambiental UFSC. Um técnico irá ao local verificar a ocorrência.

3. O Animal está ferido, aparentemente ferido, com dificuldade de locomoção ou comportamento errático?

 Não se aplica.

4. O Animal está morto?

Informar a Gestão de Resíduos da UFSC, que irá proceder.

5. O Animal está preso em ambiente confinado (incluindo salas)?

Manter as portas e janelas abertas para afugentamento do animal e entrar em contato com a Policia Militar Ambiental, O resgate Fauna do IMA, A Guarda Civil Ambiental e a CGA/ GRPara evitar reincidencias, não manter lixo ou resíduos proximo a edificação por muito tempo e solicitar o recolhimento regularmente.

 

Referência:
https://ufscsustentavel.ufsc.br/manual-de-animais-da-ufsc/