Projeto de Recuperação Ambiental e Educação no Bosque do CFH por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais

bosque bolinha

O projeto de Recuperação Ambiental do Bosque do CFH por meio da implantação de Sistema Agroflorestal (SAF) visa à recuperação e revitalização do solo, fauna e flora da área conhecida como Bosque do CFH, localizado no campus Reitor João David Ferreira Lima da UFSC, através de ações coletivas, como mutirão de limpeza, reativação e manejo agroecológico da horta comunitária e plantio de mudas e espécies nativas para a recuperação da mata ciliar. Além disso, pretende-se promover a educação ambiental e a capacitação de pessoas na utilização de práticas agroecológicas, além de propiciar um ambiente para atividades permanentes de ensino, pesquisa e extensão. 

Para o planejamento e execução do Projeto, utilizam-se conhecimentos tradicionais da permacultura e agroecologia, como a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs). Os SAFs são sistemas de uso de terras onde espécies arbóreas e arbustivas são associadas com cultivos agrícolas, objetivando otimizar as interações ecológicas do sistema de modo eficaz, na ciclagem de nutrientes, na otimização do uso do espaço e recurso, na diminuição dos riscos de degradação, possuindo um elevado potencial para o controle da erosão através da cobertura do solo, pelas copas e matéria orgânica depositada. No âmbito educacional, o projeto promove oficinas regulares, abertas à comunidade, visando à capacitação em diversas temas relacionados ao projeto: planejamento da paisagem, sistemas agroflorestais, manejo do solo, manejo da água, bioconstrução, entre outros. Também acontece a recepção de grupos (escolas, coletivos, etc) para visitação e realização atividades de integração com a natureza, como plantio de mudas, dinâmicas e trilha educativa.

O projeto é resultado da parceria entre a Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC, o NEPerma (Núcleo de Estudos em Permacultura) e a Comissão de Revitalização do Bosque do CFH (grupo formado por servidores e alunos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas).

Acompanhe as atividades do projeto na página do Facebook: www.facebook.com/projetobosquecfh.

Equipe responsável:

A coordenação geral do projeto é realizada pelo Prof. Dr. Arthur Nanni (Núcleo de Estudos em Permacultura/ CFH – UFSC), contando com a participação dos estudantes de graduação Pedro Buss Martins (Ciências Biológicas – Licenciatura) e Luiz Leal (Geografia), e da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC, representada por Ludmila Abreu (Bióloga) e Gabriela Mota Zampieri (Administradora).

 

Colaboradores:

Carolina Fernandes (Arquiteta/Coordenadoria de Gestão Ambiental), Christian Kroeff Brusius (Administrador/Secretaria do CFH), Thais Moratelli (graduanda em Design/Coordenadoria de Gestão Ambiental), Larissa Rodrigues Santos (graduanda em Secretariado Executivo/Coordenadoria de Gestão Ambiental).

 

Objetivos gerais:

  • Promover um ambiente agradável e saudável para a utilização pela comunidade;
  • Recuperar as áreas de preservação permanente, às margens do córrego no Bosque do CFH;
  • Recuperar a flora, fauna e o solo do local;
  • Promover educação ambiental, através do exemplo de cumprimento da legislação ambiental e de práticas sustentáveis e agroecológicas dentro do campus da UFSC;
  • Propiciar ambiente para atividades permanentes de pesquisa e extensão.

 

Objetivos específicos:

  • Plantio de espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas nativas, em consórcio com espécies agrícolas (Sistemas Agroflorestais);
  • Identificação e sinalização das áreas prioritárias de intervenção;
  • Identificação das plantas;
  • Educação ambiental: criação de circuitos didáticos, promoção de visitas de escolas e pessoas da comunidade; troca de saberes entre grupos de pesquisa da UFSC;
  • Realização de minicursos e oficinas. 

Localização:

A área de intervenção está localizada no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Florianópolis, Santa Catarina, aos fundos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), onde também localiza-se o Parque da Ciência (Planetário da UFSC).

Conheça mais:

Publicações e materiais de divulgação: