Manual de Compras Sustentáveis da UFSC

13/04/2016 16:00

Está disponível a nova versão do Manual de Compras Sustentáveis da UFSC!

A UFSC, em sintonia com os esforços do governo federal para consolidar a política de compra pública sustentável, procura  internalizar critérios promotores de desenvolvimento sustentável em suas aquisições e contratações, sem ferir os princípios da economicidade e da competitividade. Neste contexto, foi desenvolvido o projeto: INCLUSÃO DE CRITÉRIOS AMBIENTAIS NAS COMPRAS E CONTRATAÇÕES DA UFSC, que propõe incluir, nas etapas pertinentes do fluxo de compras, critérios de sustentabilidade além dos econômicos correntes, em todas as modalidades de compras e contratações da UFSC. 

No âmbito deste Projeto, foram analisados diversos Editais, realizadas pesquisas de produtos inovadores, contatadas empresas  e aos poucos foram sendo testados nas licitações reais os critérios que seriam viáveis ou não de serem solicitados nos produtos adquiridos pela UFSC, essa experiência prática resultou no lançamento do  Manual de Compras Sustentáveis da UFSC em 2015. Esse primeiro manual se concentra nos materiais permanentes e de consumo e mostra os passos para se realizar uma licitação sustentável. O referido material foi divulgado nos setores da Universidade e também foi introduzido nas capacitações realizadas com os servidores. Todo esse trabalho trouxe resultados, em 2013 apenas 55,75% das licitações realizadas possuíam algum critério de sustentabilidade, saltando para 98,55% em 2015. Com um novo design e informações atualizadas, em 2016 a expectativa é que essa porcentagem seja ainda maior.

Agora, ampliaram-se os esforços, antes concentrados na compra de materiais, para as licitações de contratações de serviços. Iniciou-se a criação do manual de critérios de sustentabilidade em contratações. Com relação as construções, desde 2012 seguem as recomendações de sustentabilidade das Portarias da UFSC e Instruções Normativas do Ministério do Planejamento e Orçamento que são possíveis de serem adequadas aos projetos.

Para maiores informações acesse a pagina: Compras Sustentáveis UFSC

Link para leitura online do Manual de Compras de Sustentáveis: http://goo.gl/3Glf3E

Download: Manual de Compras Sustentáveis – Download