UFSC participa do RANKING GREEN METRICS

18/12/2017 14:36

O Ranking tem como objetivo fornecer o resultado de uma pesquisa on-line sobre a condição atual e as politicas relacionadas à Sustentabilidade nas Universidades de todo o mundo. Em 2017 a Coordenadoria de Gestão Ambiental, realizou a pesquisa em nome da UFSC. Participaram da pesquisa 74 países e apenas 17 universidades brasileiras.

A pesquisa analisou seis itens: configuração e infraestrutura, energia e mudança climática, desperdício, água, transporte e educação. Cada um dos itens possuía diversas perguntas que tem como objetivo analisar a universidade, entre elas: porcentagem de orçamento universitário em um ano para a sustentabilidade, produção de energia renovável no campus em um ano, implementação do programa de conservação da água, número de motocicletas que entram na universidade diariamente, número de publicações acadêmicas sobre o meio ambiente e sustentabilidade publicadas.

Atualmente 619 universidades realizaram a pesquisa e a UFSC ficou em 462. Demostrando que em questão de sustentabilidade ainda temos muitos pontos para melhorar. Entre as universidades brasileiras ficamos na 12 posição e o primeiro lugar ficou com a Universidade Federal de São Paulo.

Para visualizar o ranking por País, clique aqui.

Objetivo do Ranking

Realizar uma pesquisa sobre a condição atual e as politicas ligadas à Sustentabilidade nas Universidades de todo o mundo. O objetivo é atentar os lideres das Universidades ao combate à mudança climática, à conservação da energia e da água, à reciclagem do lixo e ao transporte verde e verificar quais medidas estão sendo tomadas quanto à esses assuntos. São coletados os dados e processados até chegar em uma pontuação, depois as universidades são classificadas de acordo com essa pontuação.

Futuro desenvolvimento e melhorias no Ranking

Os organizadores do Ranking receberam comentários que podem ser usados para aprimorar os próximos questionários.

Outros Ranckings

Alem do Green Metric existem os rankings THES-QS, Webometrics e Shanghai Jiao Tong.

Para saber sobre o Rancking Green Metric, acesse.

Para acessar o Ranking completo, clique aqui.