Pró-Reitora de Pós-Graduação profere palestra no Supremo Tribunal Federal

02/05/2019 13:28
Derani_STF_2-e1556120532137

Evento aconteceu na última segunda-feira, 22. (Foto: Divulgação/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, na última segunda-feira, 22 de abril, a pró-reitora de Pós-Graduação da UFSC, Cristiane Derani, convidada como palestrante. O evento “Conferência Diálogos das Cortes Constitucionais e o Programa Harmonia com a Natureza da Organização das Nações Unidas (ONU)” ocorreu com a presença do ministro Edson Fachin e foi organizado pelo Conselho da Justiça Federal. O principal objetivo foi contribuir para a efetivação de uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem a Agenda 2030 das Nações Unidas, por meio da promoção do diálogo entre Cortes.

Em sua fala, Derani afirmou que a perspectiva de que o homem é sujeito da natureza emerge na sociedade ocidental por meio do Direito. “O Direito traduz uma linguagem a ser expandida para as demais sociedades. É uma fonte criadora de comportamento, e não apenas delimitadora. Tem o espaço para mudança de racionalidade e de reconstrução de relacionamentos. E é por isso que é no Direito que se encontra, de maneira mais forte, essa ideia de uma mudança fundamental da nossa percepção de existência, que é de considerarmo-nos natureza e compartilhar o nosso mundo com os demais sujeitos”, concluiu.

A mesa foi presidida pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, corregedora-geral da Justiça Federal e diretora do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, e composta pelo ministro Humberto Martins, corregedor do Conselho Nacional de Justiça, e pelos palestrantes Agustin Grijalva, juiz da Corte Constitucional do Equador, além da professora Cristiane Derani.

Leia mais em Noticias UFSC