Integrantes da CGA dão palestra sobre o descarte adequado de resíduos perigosos na Pós-Graduação da Farmacologia da UFSC

17/05/2023 15:08

As servidoras da Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA), a bióloga Bianca Romeu e a química Paula Silva, realizaram uma palestra sobre a destinação ambiental adequada aos resíduos perigosos na Pós-Graduação da Farmacologia da UFSC na última semana.

O tema da apresentação focou em educar os estudantes, professores e técnicos dos laboratórios acerca da forma correta de descarte dos resíduos perigosos, ou seja, materiais não reutilizáveis que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, por isso a relevância do debate.

Bianca Romeu, bióloga e servidora da Coordenadoria de Gestão Ambiental, informando sobre o descarte adequado aos resíduos perigosos na Pós Graduação de Farmacologia | Foto: Arquivo Pessoal

Esse encontro partiu de um convite do grupo da Pós-Graduação da Farmacologia, localizado no Centro de Ciências Biológicas. Ao longo da palestra, as servidoras explicaram o procedimento de separação, acondicionamento, armazenamento e destinação ambientalmente adequada de resíduos perigosos, os quais se dividem entre químicos (reagentes químicos utilizados no laboratórios) e infectantes (vírus, bactérias, pessoas anatômicas, sangue). 

“Nós ensinamos a maneira de como agir, pois a de separação inadequada dos resíduos pode causar acidentes dentro dos laboratórios, danos à saúde e impactos negativos  ao meio ambiente se não for bem gerido”, diz Paula, química da Coordenadoria de Gestão Ambiental.

Na UFSC, o descarte é realizado por uma empresa contratada e a destinação dos resíduos varia de acordo com a classificação. Os infectantes geralmente vão ao aterro sanitário. Em alguns casos, passam por um processo de neutralização previamente para “deixar menos infectante”, ou são incinerados antes do despejo nos aterros. Quanto aos químicos, são transportados a um abrigo temporário pelas empresas privadas onde são analisados e definidos a melhor forma de descarte, que podem ser aterros industriais ou valas sépticas, que são escavações impermeabilizadas a serem cobertas por resíduos. 

A Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC tem o papel de fiscalizar todo o processo, desde a coleta até a destinação. O grupo gerencia os contratos de coleta, transporte, armazenamento temporário de resíduos e verificam possíveis inadequações dos grupos residuais pelo grau de perigo na transportação. 

Bianca, bióloga e servidora da CGA, informa que para solicitar a coleta é necessário cadastrar-se no sistema de coletas da UFSC através do site gestaoderesiduos.ufsc/br. Além disso, lá também se encontra o calendário atualizado com os locais e datas, que ocorrem três vezes na semana para os infectantes e uma vez no mês em cada laboratório da Universidade para resíduos químicos. Locais não listados como pontos oficiais ocorrem por meio de agendamento através do site, que também informa procedimentos e informações gerais de transporte e manejo dos resíduos.