Aves (menos pombos)
Aves
[Em edição] Corujas são aves de rapina e animais bastante ágeis na caça. Alimentam-se principalmente de pequenos vertebrados como alguns roedores, répteis, anfíbios, pequenos insetos, pequenos pássaros, como pardais e escorpiões. A grande maioria possui hábitos noturnos. Parte das edificações urbanas (telhados, beirais, pilares, torres) são locais de uso das corujas para construção de seus ninhos [19].
A coruja-buraqueira (Athene cunicularia), espécie mais comum na UFSC, faz seus ninhos em buracos no solo, como em jardins e gramados. Após a postura dos ovos ou nascimento dos filhotes, podem ocorrer situações de territorialismo e defesa do ninho, já que o casal de corujas são muito zelosos com a sua cria. Para evitar ataques, deve-se manter distância, não incomodá-las ou mexer em seus ninhos, principalmente durante o período reprodutivo (março e abril) [20].
Caso a coruja tenha entrado em algum ambiente fechado e não consiga sair ou esteja machucada, o recomendado é solicitar a presença da Polícia Ambiental Militar (contato: 3665-4770) para retirada do animal.
TESTE_Como proceder em situações que envolvam este animal_TESTE:
1. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente antropizado aberto (passeios, calçadas, passagens, ruas)?
2. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente natural (área verde, córrego, mata ciliar) ou aparentemente natural aberto?
3. O Animal está ferido, aparentemente ferido, com dificuldade de locomoção ou comportamento errático?
4. O Animal está morto?
5. O Animal está preso em ambiente confinado (incluindo salas)?
Referência:
https://ufscsustentavel.ufsc.br/manual-de-animais-da-ufsc/