Cursos da água e manejo de águas pluviais

Caracterização dos cursos da água da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio (mapeamento e banco de dados)

Desde 2015, a Coordenadoria de Gestão Ambiental é integrante da equipe multidisciplinar da UFSC para elaboração do Projeto de Recuperação de Área Degradada – PRAD dos Córregos que atravessam o campus Trindade da UFSC.

Em 2018, a UFSC concluiu, através do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI/PRQA 2015-2018), o diagnóstico da situação de qualidade dos cursos da água do campus, bem como encaminhou diretrizes  de melhorias.

Entre 2018 e 2019, uma comissão foi criada na UFSC com o objetivo de encaminhar uma proposta geral de PRAD dos cursos da água, com descrição de sub-projetos e orçamento.

Para o detalhamento e refinamento da proposta geral, bem como complemento do PDI/PRQA 2015-2018, o entendimento de todas as áreas de contribuição de águas ao campus Trindade, chamadas de sub-bacias e microbacias hidrográficas, identificação da situação dos cursos da água e áreas de preservação permanente (APPs), refinamento e complementação das causas internas e externas de poluição, áreas atendidas e não atendidas por rede de esgotamento sanitário na UFSC e no seu entorno, foi realizado e consolidado no trabalho intitulado Caracterização dos cursos da água da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio (mapeamento e banco de dados <— Clique para acessar).

O trabalho possui uma série inicial de onze mapeamentos, banco de dados relacionados e metadados de cada arquivo utilizado.

Banco de Dados de Caracterização dos Cursos da Água

 

 

Cursos da água no Campus Trindade da UFSC – Uma breve introdução sobre a Bacia Hidrográfica do Rio do Meio.

Bacia hidrográfica do Manguezal do Itacorubi e sub-bacia hidrográfica do Rio do Meio (Bacia Hidrográfica do Campus Trindade/Florianópolis/SC)

Cursos da Água_

O campus Trindade da UFSC está inserido na Bacia Hidrográfica do Manguezal do Itacorubi, cuja área de drenagem escoa suas águas para a baía norte da ilha de Florianópolis, Santa Catarina.

O principal curso da água que corta o campus Trindade da UFSC é o Rio do Meio, tributário do Rio Três Córregos, que por sua vez é tributário do Rio Córrego Grande, este último principal curso da água da Bacia Hidrográfica do Manguezal do Itacorubi.

Os principais cursos da água inseridos na Bacia Hidrográfica do Manguezal do Itacorubi são o Córrego do Itacorumbi, Córrego Grande, Córrego do Morro da Lagoa (nome não oficial) e Rio Três Córregos.

Os principais divisores de águas desta bacia hidrográfica são o Maciço da Costeira do Pirajubaé e o Maciço do Morro da Cruz, perfazendo o limite sudoeste, oeste e noroeste, e os Morro da Lagoa e Morro do Padre Doutor no limite sudeste à nordeste. O sentido predominante de escoamento das águas da bacia é no sentido noroeste, com exutório entre a Ponta do Recife e Ponta do Goulart, na baía norte da Ilha de Florianópolis. Outras pequenas bacias contíguas compõem o exutório do Manguezal do Itacorubi, provenientes do bairro Agronômica e João Paulo.

A Bacia Hidrográfica do Manguezal do Itacorubi possui área de 28,5 km², com a inclusão das bacias contíguas, abrangendo os bairros do Pantanal, Carvoeira, Córrego Grande, Serrinha, Trindade, Agronômica, Itacorubi e parte do bairro João Paulo.

O rio Três Córregos passa a ser denominado dessa forma após receber contribuição do Rio do Meio e outros dois córregos no limite extremo nordeste do campus Trindade da UFSC, próximo ao cruzamento da Avenida Prof. Henrique da Silva Fontes e Rua Byron Barcelos.

Os principais afluentes do Rio do Meio são Córrego da Carvoeira, da Serrinha, do Pantanal, do Bosque da UFSC e da Arquitetura da UFSC.

A sub-bacia hidrográfica do Rio do Meio, também denominada de bacia do campus Trindade da UFSC, contempla uma área de 4,5 km², abrangendo os bairros Pantanal, Carvoeira, Serrinha e pequena parcela do bairro Trindade. O Rio do Meio tem sua nascente próximo ao pico do Morro da Costeira do Pirajubaé, com sentido de escoamento principalmente na direção norte.

Fonte: Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (2019).

O campus Trindade da UFSC concentra as águas de drenagem de todo seu entorno, o que favorece a ocorrência de inundações em eventos de grande precipitação, provocando alagamentos às edificações e áreas de estacionamento do campus, bem como, a condução para dentro de seu limite dos esgotos não tratados e poluição difusa lançados nos cursos da água provenientes do entorno, resíduos sólidos dispostos de modo irregular, e sedimentos de áreas desmatadas, vias públicas, obras, entre outros locais com solo exposto e suceptíveis à erosão.

De modo geral, duas grandes áreas de contribuição (sub-bacia 1 e sub-bacia 2) confluem para um local de confluência de águas localizado no centro do campus, localizado entre a Biblioteca Universitária e o Centro Tecnológico.

A sub-bacia 1 é denominada de área de contribuição da Nascente do Rio do Meio ou Montante do Rio do Meio, e a sub-bacia 2 de área de contribuição dos Córregos da Carvoeira e Serrinha. Sub-bacia 3 é a área remanescente de jusante, denominada de área de contribuição do Exutório do Rio do Meio.

MB UFSC

Fonte: Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (2019).