Projeto de Melhorias do Sistema de Abastecimento de Água e Conscientização do Uso Racional da Água na UFSC

Ano 1: 2019 – Projeto de Extensão Edital Proex 03/2018 – Sustentabilidade: Plano de melhorias do sistema de abastecimento de água e conscientização do uso racional da água na UFSC.

Objetivo Geral:
– Elaborar um plano simplificado de melhorias do sistema de abastecimento de água (SAA) da Universidade Federal de Santa Catarina, e conscientizar a comunidade universitária
sobre uso racional da água.

O projeto:

Visando aprimorar a gestão da água na UFSC através de um diagnóstico mais detalhado, de ações corretivas e de monitoramento inteligente, o projeto de melhorias no sistema de abastecimento de água foi estabelecido na universidade.

A UFSC possui um acompanhamento mensal do consumo de água através do faturamento de água das concessionárias em cada campus. No entanto, não há um monitoramento efetivo com potencial para detectar perdas, como vazamentos, equipamentos ineficientes, mau uso. O projeto visou refinar os consumos de água por unidade consumidora, inspecionar as unidades com maiores demandas, comparar o cadastro de água existente com informações coletadas em campo, analisar o padrão de consumo de água para usos diretos (de consumo dos usuários em banheiros, chuveiros, água de beber, entre outros) e indireto (laboratórios, unidades administrativas), entre outros, e propor melhorias para redução do consumo.

O projeto percorreu as unidades consumidoras com maiores consumos de água registrado em 2018 na UFSC, sendo o Centro de Desportos, Restaurante Universitário, Colégio de Aplicação, Centro de Ciências Biológicas – MIP e a Moradia Estudantil.

Ações realizadas e produtos:

  • Análise do consumo de água da UFSC por unidades medição (hidrômetros) em todos os Campi;
  • Comunicado à comunidade universitária sobre o consumo mensal de água da UFSC via redes sociais e ofícios circulares;
  • Sensibilização da comunidade universitária sobre o uso racional de água, através de campanha informativa;
  • Elaboração do perfil de consumo estimado de água da UFSC;
  • Acompanhamento de canal de comunicação para denúncias de vazamentos e sugestões de melhorias da UFSC;
  • Contato com administradores de edifícios, departamento de manutenção
  • Estudo e aquisição de hidrômetros compatíveis com sistema de telemetria;
  • Estudo para contratação do serviço de leitura e gestão de dados remoto para UFSC;
  • Elaboração do plano simplificado de melhorias no sistema de abastecimento de água.

O projeto teve duração entre março e dezembro de 2019, sendo uma parceria entre a Coordenadoria de Gestão Ambiental e o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC.

Dentre os produtos elaborados e resultados obtidos destaca-se a redução no consumo de água na UFSC em 2019 relação a 2018 em 20,3%, equivalente a R$ 625 mil e 58 mil m3 economizados (valores corrigidos em 2022 com relação ao relatório final).

Equipe:

Coordenador: Professor Dr. Rodrigo de Almeida Mohedano – rodrigo.mohedano@ufsc.br – ENS/CTC

Eng. Djesser Zechner Sergio – djesser.zechner@ufsc.br – CGA/GR

Acadêmica Eduarda Matté – eduarda.matte@grad.ufsc.br – ENS/CTC

Acadêmica Lidiane Mayer – lidiane.mayer@grad.ufsc.br – ENS/CTC

Documentos elaborados:

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Ano 2: 2020 – Projeto de Extensão PROBOLSAS 2020: Melhorias do sistema de abastecimento de água e conscientização do uso racional da água na UFSC.

Equipe:

Coordenador: Professor Dr. Ramon Lucas Dalsasso –  ramon.lucas@ufsc.br – ENS/CTC

Eng. Djesser Zechner Sergio – djesser.zechner@ufsc.br – CGA/GR

Acadêmica Clarice Schlickmann – clarice.schlickmann@grad.ufsc.br – ENS/CTC

Documentos elaborados:

Relatório Final do Projeto de Extensão 201919578

O documento apresentou o sistema de abastecimento de água e os usos da água gerais no interior da universidade; o consumo de água na universidade durante a anterior e durante a suspensão das atividades presenciais não essenciais; e ações realizadas durante o período do projeto. O projeto foi realizado entre os meses de março e dezembro de 2020.

Em resumo para o ano de 2020 foram consumidos 100.869 m3 ao custo R$ 1.714.008, com redução de 55% no consumo com relação à 2019, ou R$ 1.965.373 faturado a menos que em 2019.

Em função do período de pandemia, o projeto foi restrito às atividades de monitoramento e divulgação de consumo, e acompanhamento dos canais de comunicação de vazamentos.