Gestão das Águas

 Gestão das Aguas Logo 1A Gestão das Águas da UFSC envolve os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, e cursos da água e manejo de águas pluviais. Setores distintos da universidade atuam conjuntamente na execução de ações de planejamento, projeto, manutenção, monitoramento e educação ambiental em gestão da água.

A Coordenadoria de Gestão Ambiental atua desde 2018, nas seguintes ações em gestão das águas na UFSC:

Acesse os eixos específicos e projetos relacionados:

Abastecimento de água Esgotamento sanitário
Abastecimento de Água__ Esgotamento Sanitário__1
Cursos da água e manejo de águas pluviais Mapas e Cadastros
Cursos da Água_ Maba bacia hidrografica icone

 

Coordenadoria de Gestão Ambiental divulga Banco de Dados de Caracterização dos Cursos da Água da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio

Com objetivo de uniformizar as informações da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio, e subsidiar o detalhamento e refinamento da proposta geral do Projeto de Recuperação de Área Degradade (PRAD) dos córregos que atravessam o campus Trindade da UFSC, foi realizado entre 2018 e 2020 o trabalho intitulado Caracterização dos cursos da água da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio (mapeamento e banco de dados <— Clique para acessar).

O trabalho possui uma série inicial de onze mapeamentos, banco de dados relacionados e metadados de cada arquivo utilizado.

Banco de Dados de Caracterização dos Cursos da Água

 

Ações realizadas e em andamento

A CGA monitora o consumo de água de todas as unidades consumidoras da UFSC e fiscaliza o contrato de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Florianópolis, desde 2018.  Atualmente coordena projeto de extensão, em parceria com o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, para integração de informações de cadastros de redes de água, diagnósticos e proposições de melhorias do sistema de abastecimento de água na UFSC, implantação de sistema de leitura e gestão de dados de consumo de água via telemetria, e gerenciamento de canal de comunicação para denúncias de vazamentos, proposições de melhorias, entre outros assuntos referentes a gestão das águas na UFSC.

A parceria de ações de controle de vazamentos e combate ao desperdício de água junto ao Departamento de Manutenções Prediais e Instalações – DMPI e projeto de extensão com Engenharia Sanitária e Ambiental, levaram à redução de 21% no consumo de água da UFSC em 2019 com relação a 2018. A redução gerou uma economia de mais de R$ 650 mil, ou 60 mil m3 de água.

Participaram ativamente na redução do consumo ocorrida em 2019, administradores de edifícios, gestores administrativos e a comunidade universitária, através do acompanhamento diário das instalações, monitoramento do consumo, verificação de vazamentos, sugestões de melhorias, entre outros assuntos enviados a CGA via canal de comunicação.

 Com relação às ações em esgotamento sanitário na UFSC, no Campus Trindade, a CGA acompanha a prestação do serviço de esgotamento sanitário público no campus Trindade da UFSC e monitora junto com o DMPI os possíveis vazamentos das redes de esgoto interno e do sistema público. No campus Trindade da UFSC, todas as edificações estão conectadas aos sistema público de coleta de esgoto, com exceção do setor 1 da UFSC, localizado na entrada do bairro Córrego Grande. Neste setor, as edificações estão conectadas a sistemas descentralizados de tratamento de esgotos. Apenas os novos blocos do Centro de Ciências Biológicas do Setor 1 já estão conectados a rede pública. A ampliação do sistema de coleta e conexão ao sistema público encontra-se em fase de projeto em 2020 no Departamento de Projeto em Arquitetura e Engenharia – DPAE/SEOMA. O Centro de Ciências Agrárias CCA, no Bairro Itacorubi em Florianópolis, também possui sistemas descentralizados.

No campus Curitibanos, a UFSC inaugurou em 2019 uma Estação de Tratamento de Efluentes exclusivo dos efluentes sanitários do campus SEDE. O Campus de Joinville, atualmente lotado em condomínio industrial, encaminha seus efluentes para ETE condominial não administrada pela UFSC.

Com relação aos cursos da água e manejo de águas pluviais, a CGA é integrante de comissão para Elaboração de Projeto de Recuperação da Qualidade de Água dos cursos da água que atravessam o campus Trindade em Florianópolis. Integram a comissão a Coordenadoria de Planejamento do Espaço Físico – COPLAN/DPAE/SEOMA, o Laboratório de Águas Pluviais Urbanas e Técnicas Compensatórias – LAUTEC do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS/CTC), além de professores e alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, entre outros colaboradores. Entre 2015 e 2018, a UFSC elaborou um diagnóstico da situação dos cursos da água que atravessam o campus e apresentou medidas gerais de recuperação. O estudo concluiu através de análises padronizadas de qualidade de água realizadas entre 2015 e 2016 que a qualidade dos cursos de água classificada pelo Índice de Qualidade de Água (IQA) da Agência Nacional de Águas (ANA) foi de ruim à muito ruim. O mesmo estudo identificou que os córregos provenientes dos bairros Serrinha e Carvoeira apresentaram as piores qualidades.

Em 2020, está previsto alocação de recurso específico da Secretaria de Planejamento da UFSC para implantação de medidas de recuperação.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Projeto de Extensão: Projeto de Melhorias do Sistema de Abastecimento de Água da UFSC e Conscientização para o Uso Racional da Água.

Em março de 2019 teve início o projeto de extensão com a finalidade de melhorar a gestão de água na UFSC, visando identificar as principais demandas em infraestrutura, os maiores consumidores e os principais uso da água no campus Trindade, responsável em 2018 por 88% de todo o consumo de água da instituição, bem como propor melhorias do sistema de abastecimento.

O projeto é um parceria entre a Coordenadoria de Gestão Ambiental e o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, sob coordenação do professor Rodrigo de Almeida Mohedano (ENS/CTC).

O Projeto é vinculado ao Edital Nº 03/PROEX/2018 – Extensão e Sustentabilidade na UFSC, com término em dezembro de 2019 e conta com duas bolsistas da graduação.

Saiba mais na página do projeto.