Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos

10/08/2023 18:16

A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) da UFSC acompanhou o Seminário Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos organizado pelo Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O evento aconteceu nesta quinta, 10 de agosto, por plataforma online.

Foram apresentados dados atualizados do levantamento da situação de cães e gatos no país, bem como a previsão de política nacional específica para os temas de controle populacional e zoonótico envolvendo pastas da Saúde (tendo o modelo do SUS como base) e do Meio Ambiente, além dos municípios. Foi discutida a importância da inclusão em âmbito nacional de protocolo de atendimento básico com sistema de notificação compulsória de zoonoses, a guarda responsável, qualificação dos abrigos, priorização de castrações e necessidade de alinhamento das normas do CFMV com os do MMA.

Conforme dados do seminário, atualmente são 54 milhões de cães e 24 milhões de gatos no país, e caso não haja ações de controle, em 2030 pode chegar a 112 milhões de animais ao total. Ainda, 65 % dos município que responderam à chamamento do MMA informaram não possuir programa contra maus-tratos animais e 67% não faz levantamento (censo) animal para identificação de zoonoses. 45% não faz campanha regular de campanha de zoonoses.

Estiveram presentes diversas entidades de Estado e não governamentais.