Semana da Árvore UFSC 2023

05/10/2023 13:28

Durante a Semana da Árvore, que ocorreu de 18 a 22 de setembro de 2023, a Sala Verde UFSC e a Coordenadoria de Gestão Ambiental organizaram uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade universitária e externa à UFSC. O evento contou com a participação de 300 pessoas e ofereceu diversas oficinas e iniciativas socioambientais.

Uma das atividades foi a “Jornada de Saberes da Permacultura”, que proporcionou uma introdução teórica e prática à Permacultura, focando no planejamento sustentável da água em propriedades. Outra oficina, parte do projeto “Oficinas para uma Vida Consciente”, ensinou a confecção de ecocadernos utilizando materiais reciclados e técnicas de encadernação japonesa.

A “Troca Verde” incentivou a comunidade a trocar mudas de plantas medicinais e PANCs, promovendo a conscientização sobre a biodiversidade e a alimentação sustentável. Houve também o “Caminho das Árvores”, uma caminhada educativa para compartilhar conhecimentos sobre as árvores no campus da UFSC, culminando em um plantio simbólico no Bosque do CFH.

Além disso, uma oficina de reciclagem de papel ensinou técnicas para criar papel reciclado, reduzindo o desperdício de papel. O evento também incluiu o “Papo Verde no Parque Serra do Tabuleiro”, uma visita guiada ao Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça-SC. Durante a visita, os participantes puderam explorar trilhas interpretativas, aprender sobre as formações vegetais e observar a avifauna, enquanto se engajavam em práticas socioambientais educativas.

Essa Semana da Árvore foi marcada não apenas pela celebração das árvores, mas também pela promoção ativa da conscientização ambiental e pela educação para práticas mais sustentáveis na comunidade. Confira as fotos: