Ações da CGA para a substituição das Bisnagueiras por espécies nativas

23/09/2025 13:29

No dia 22 de outubro de 2024, a UFSC recebeu a Autorização Ambiental para o manejo de árvores do tipo Bisnagueira (Spathodea campanulata) no Campus Trindade. Essa autorização, que tem validade de doze meses a partir da emissão, foi um passo importante para garantir os cuidados e respeito ao ambiente local.

Flor da bisnagueira (Foto: Luís Ferrari/UFSC)

Essa autorização foi conquistada após inventário florístico por censo (espécime por espécime) de mais de 70 árvores, realizado por técnico da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC. Junto com esse estudo, foi apresentado à FLORAM e aos setores internos responsáveis pela execução do corte, um Plano Ambiental de Corte, Compensação e destinação de madeira da supressão de Spathodea campanulata, com o objetivo de maximizar o reaproveitamento dos materiais e evitar que sementes ou partes das árvores se espalhem, garantindo que todo o processo seja feito com responsabilidade e cuidado com o nosso campus.

Sugestões apresentadas para reaproveitamento local.

A autorização para a supressão das espatódeas veio acompanhada de uma importante condicionante: realizar a compensação ambiental em até dois anos após a conclusão dos cortes. No entanto, demonstrando nossa prioridade com a sustentabilidade, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) deu início à compensação logo após a autorização ser concedida.

Assim, foi feito o plantio de 76 mudas de espécies nativas, como Grumixameiras, Olandis, Camboatá-vermelho, Ingás, Araçás, Jasmim-catavento e Ipês, no Bosque do CFH. Essa área já está em processo de recuperação ambiental e conta com um trabalhador auxiliar rural dedicado aos cuidados necessários, supervisionado por técnico da CGA, o que garante o melhor desenvolvimento das novas árvores. Essa escolha contribui diretamente para enriquecer a biodiversidade local, transformando o bosque em um ambiente ainda mais vivo e diversificado para toda a comunidade.

É importante lembrar que a execução prática do corte das árvores é de responsabilidade da Prefeitura Universitária da UFSC (PU/ UFSC). À nossa Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) cabe o importante papel de garantir que todo o processo, desde a autorização até a compensação, seja realizado com o máximo de cuidado e respeito ambiental, buscando assegurar um campus mais sustentável para todos.