Caracterização dos cursos da água da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio (mapeamento e banco de dados)
Desde 2015, a Coordenadoria de Gestão Ambiental é integrante da equipe multidisciplinar da UFSC para elaboração do Projeto de Recuperação de Área Degradada – PRAD dos Córregos que atravessam o campus Trindade da UFSC.
Em 2018, a UFSC concluiu, através do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI/PRQA 2015-2018), o diagnóstico da situação de qualidade dos cursos da água do campus, bem como encaminhou diretrizes de melhorias.
Entre 2018 e 2019, uma comissão foi criada na UFSC com o objetivo de encaminhar uma proposta geral institucional de PRAD dos cursos da água, com descrição de sub-projetos e orçamento.
Para o detalhamento e refinamento da proposta geral, bem como complemento ao PDI/PRQA 2015-2018, o entendimento de todas as áreas de contribuição de águas ao campus Trindade, chamadas de sub-bacias e microbacias hidrográficas, a identificação da situação dos cursos da água da bacia e áreas de preservação permanente (APPs) do campus, o refinamento e complementação das causas internas e externas de poluição, a identificação das áreas atendidas e não atendidas por rede de esgotamento sanitário na UFSC e no seu entorno, foram realizadas e consolidadas neste trabalho.
A Caracterização dos cursos da água da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio é um trabalho de consolidação de informações geográficas com descrição de hidrografia, hipsometria (curvas de nível), divisores de águas (limite de bacia, sub-bacia e microbacias), mapeamentos dos setores técnicos da UFSC e associação com outras bases de dados do município e estado de Santa Catarina.
O objetivo principal da caracterização é a uniformizar as informações sobre a bacia hidrográfica, e auxiliar os setores técnicos da UFSC, comunidade acadêmica e público externo na elaboração de estudos, projetos, pareceres técnicos e demais demandas relacionadas à temática na bacia hidrográfica, bem como subsidiar a equipe multidisciplinar de elaboração do Projeto de Recuperação de Área Degradada dos Córregos que atravessam o campus Trindade da UFSC.
Os mapeamentos são dinâmicos a medida que novas informações são obtidas e disponibilizadas, atualizadas em novas edições.
A primeira edição foi publicada entre 10/06/2020 e 23/06/2020 apresentando onze mapeamentos e banco de dados em SIG (Sistema de Informações Geográficas), na projeção SIRGAS 2000 UTM 22S ou WGS84 UTM 22S.
A segunda edição (1a revisão) foi publicada em 06/07/2020, e inclui apenas a atualização do limite do campus Trindade da UFSC, proveniente do Departamento de Gestão de Imóveis da UFSC (DGI/UFSC), através do site http:/dgi.sistemas.ufsc.br/sigweb.
A terceira edição (2a revisão) foi publicada em 06/10/2020, e inclui o refinamento de traçados de cursos da água, wetlands, massas de água entre outras informações com levantamentos de GPS no campus Trindade, inclui o cadastro planimétrico do DPAE georreferenciado versão setembro/2020, e o traçado comparativo do Córrego da Arquitetura (ou Rio Pantanal como também citado em documentos da processuais) na área de duplicação da R. Dep. Antônio edu Vieira, entre 2016 antes do início das obras, e em 2020.
A quarta edição (3a revisão) foi publicada em 09/10/2020 com a atualização de todos os mapas e arquivos digitais. Também inclui novas áreas de wetlands e corrige o limite das massas de água no Hospital Universitário – HU.
Ao utilizar as informações solicitamos que usem a seguinte fonte de dados:
Universidade Federal de Santa Catarina. Gabinete da Reitoria. Coordenadoria de Gestão Ambiental – CGA/GR. Caracterização dos cursos da água da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio (mapeamento e banco de dados). Edição 10/2020. Disponível em https://gestaoambiental.ufsc.br/gestao-das-aguas/cursos-da-agua-e-manejo-de-aguas-pluviais/caracterizacao-bacia-rio-do-meio/ . Acesso em: (data de acesso).
Clique nas imagens para abrir e fazer o download dos arquivos em PDF e shapefiles comprimidos no formato *.RAR.
Banco de Dados – Caracterização dos Cursos da água da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio (Sistema de Informações Geográfica – SIG) –
Formato shapefile (*.shp) – Projeção: SIRGAS 2000 UTM 22S ou WGS84 UTM 22S.
Descrição | Metadados pdf
(clique no link para acessar metadados) |
Arquivo shapefile (clique na imagem para fazer download) |
Descrição do Banco de Dados |
Metadados | |
CGA – Áreas de Preservação Permanente de Cursos da Água no interior do Campus Trindade |
Metadados | Em revisão (07/07/2020). |
CGA – Limite e área da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio (BHRM). Publicação: 23/06/2020. |
Metadados | |
CGA – Limite e área da Bacia Hidrográfica do Manguezal do Itacorubi (BHMI). Publicação: 23/06/2020. |
Metadados | |
CGA – Hidrografia da Bacia Hidrográfica do Manguezal do Itacorubi (BHMI) – Cursos Principais. Publicação: 23/06/2020. Em revisão. | Metadados | |
CGA – Hidrografia da Bacia Hidrográfica do Manguezal do Itacorubi (BHMI). Não incorpora a hidrografia da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio (BHRM). Publicação: 23/06/2020. |
Metadados | |
CGA – Hidrografia da BHRM, com adequações de traçado sobre imagens de satélite do arquivo HID_Trecho_Drenagem.shp do SIGSC/SDS, e classificação quanto à situação: aberto (curso da água visível), fechado/tubulado, e provável traçado da drenagem em função de fundo vale, talvegue, traçado sobre curvas de nível. Atualizado cursos da água em área de vegetação no campus Trindade da UFSC com GPS em Set/2020. Publicação: 23/06/2020.
Atualização: 08/10/2020. 08/10: Acrescentado vala de drenagem escavada fundos do HU. |
Metadados | |
CGA – Hidrografia da BHRM, para a situação em 2016, anterior às obras de duplicação da R. Dep. Antônio Edu Vieira. Publicação: 06/08/2020.
Atualizaçãoão: 08/10/2020. 08/10: Acrescentado vala de drenagem escavada fundos do HU. |
Metadados | |
CGA – Massas da água no Campus Trindade da UFSC. Publicação: 23/06/2020.
Atualizaçãoão: 09/10/2020. 09/10: Alteração limites Lagos do HU 1 e 2. |
Metadados | |
CGA – Wetlands existentes. Publicação: 06/10/2020.
Atualização: 08/10/2020. 08/10: Acrescentado wetland após lagoa do HU-2, wetland fundos CCS, e pequeno wetland em vala escavada no HU. |
Metadados | |
CGA – Wetlands da Arquitetura anterior à obra de duplicação da R. Dep. Antônio Edu Vieira.
Publicação: 06/10/2020. |
Metadados | |
CGA -Nascentes ou olhos da água localizados no Campus Trindade da UFSC
Publicação: 06/10/2020. |
Metadados | |
CGA – PROSUL 2016 – Traçado de drenagem pluvial da obra de duplicação da R. Dep. Antônio Edu Vieira.
Publicação: 06/10/2020. |
Metadados | |
CGA – Arquivo de origem da hidrografia do portal SIGSC/SDS para a BHMI e BHRM (HID_Trecho_Drenagem.shp). Publicação: 23/06/2020. |
Metadados | |
SDS – Arquivo de origem da hidrografia do portal SIGSC/SDS para Florianópolis, excluído a hidrografia da BHMI e BHRM (HID_Trecho_Drenagem.shp). Publicação: 23/06/2020. |
Metadados | |
CGA – Localização de nascentes do portal SIGSC/SDS para a BHMI e BHRM (Nascente_ANA.shp). Publicação: 23/06/2020. | Metadados | |
CGA – Limite do Campus Trindade – O limite é uma aproximação do limite legal do campus, no entanto não representa os vértices de registro dos imóveis (lotes). Não pode ser usado para fins de representação do limite legal da área do campus. Fonte: http://dgi.sistemas.ufsc.br/sigweb . Publicação: 02/07/2020. | Metadados | |
CGA – Microbacias da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio. Publicação: 23/06/2020. Atualizado em: 08/10/2020. |
Metadados | |
CGA – Sub-bacias da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio. Publicação: 23/06/2020.
Atualizado em: 08/10/2020. |
Metadados | |
CGA – Localização dos trechos de avaliação dos pontos de lançamento de drenagem do Relatório Conclusivo do PDI/PRQA (2015-2018). Publicação: 23/06/2020. |
Metadados | |
CGA – Localização dos pontos de lançamento de drenagem do Relatório Conclusivo do PDI/PRQA (2015-2018) e pontos de extravasamento da rede coletora de esgoto da concessionária no interior do campus entre 2017 e 2020. Publicação: 23/06/2020. |
Metadados | |
CGA – Localização dos pontos de monitoramento da qualidade água e estações fluviométricas do PDI/PRQA (2015-2018). Publicação: 23/06/2020. | Metadados | |
CGA – Levantamento do traçado das redes de esgoto sanitário e poços de visita realizado pela CGA entre 2018 e 2020. Publicação: 23/06/2020. | Metadados | |
CGA – Áreas não atendidas por rede coletora de esgoto na BHRM. Delimitado a partir do levantamento do traçado das redes de esgoto sanitário e poços de visita realizado pela CGA entre 2018 e 2020. Publicação: 23/06/2020. | Metadados | |
CGA – Áreas não confirmadas de atendimento ou ausência de rede coletora de esgoto na BHRM. Delimitado a partir do levantamento do traçado das redes de esgoto sanitário e poços de visita realizado pela CGA entre 2018 e 2020. Publicação: 23/06/2020. | Metadados | |
SDS – Curvas de nível geradas a partir do Modelo Digital do Terreno do Aerolevantamento do Estado de Santa Catarina em Florianópolis (2010) – intervalo 1 m (SIGSC/SDS). Publicação: 23/06/2020. | Metadados | |
DPAE – Curvas de Nível no Campus Trindade geradas a partir de pontos de levantamento topográfico – Mapabase de 09/2020.
Publicação: 08/10/2020. |
Metadados | |
DPAE – Edificações existentes andar térreo no Campus Trindade da UFSC (Mapabase de 09/2020).
Publicação: 08/10/2020. |
Metadados | |
DPAE – Geologia – Pontos de sondagem e afloramentos rochosos no Campus Trindade da UFSC. (Mapabase de 09/2020). Obs: Consultar o DPAE para detalhamento dos dados.
Publicação: 08/10/2020. |
Metadados | |
DPAE – Limite da área da obra de duplicação da Av. Dep. Antônio Edu Vieira. (Mapabase de 09/2020).
Publicação: 06/10/2020. |
Metadados | |
DPAE – Cadastro planimétrico do Campus Trindade da UFSC (Edificações, urbanização, mobilidade) (Mapabase de 09/2020).
Publicação: 08/10/2020. |
Metadados | |
DPAE – Cadastro da Rede de drenagem pluvial do Campus Trindade da UFSC (Mapabase de 09/2020).
Publicação: 08/10/2020. |
Metadados | |
PMF – Limite de lagoas, lagunas, açudes e represas do Município de Florianópolis (Prefeitura – Geoprocessamento). Publicação: 23/06/2020. | Metadados | |
PMF – Limite do município de Florianópolis (Prefeitura Municipal de Florianópolis – Geoprocessamento). Publicação: 23/06/2020. | Metadados | |
PMF – Limite dos municípios da grande Florianópolis (Prefeitura Municipal de Florianópolis – Geoprocessamento). Publicação: 23/06/2020. | Metadados | |