Saguis

SAGUIS

Os saguis são pequenos primatas que, apesar de serem nativos do Brasil, no estado de Santa Catarina são considerados animais exóticos e invasores. A introdução desses animais pode causar um desequilíbrio ambiental, sobretudo em Florianópolis, onde os saguis possuem poucos predadores naturais.

O aumento da população de saguis se dá devido a preferência deles por áreas antropizadas, onde encontram poucos predadores naturais, abundância de alimentos e a facilidade de se acomodarem nos ambientes [25].

Sendo assim, recomenda-se:

Nunca tocar,  alimentar ou se aproximar destes animais, pois além de poder transmitir doenças aos seres humanos (como a raiva), os saguis não são animais domesticáveis, podendo atacar sempre que se sentirem ameaçados.

Ao alimentar esses animais você contribui para o aumento da população. Também é importante não deixar alimentos em locais de fácil acesso, pois são capazes de invadir os recintos atrás de comida.

Caso uma pessoa seja mordida, esta deve procurar um posto de saúde imediatamente para receber os cuidados necessários.

Caso o sagui tenha entrado em algum ambiente fechado e não consiga sair ou esteja machucado, o recomendado é solicitar a presença da Polícia Ambiental para retirada do animal [25].

Mesmo sendo animais invasores em todo o estado de Santa Catarina, os saguis são animais silvestres protegidos por Lei (Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998), sendo proibido capturá-los, matá-los ou criá-los em casa como animais de estimação.

Referências:
¹http://www.fatma.sc.gov.br/ckfinder/userfiles/galerias/galeria_3/ListaComentadaEEI-2016Dezembro-Arquivo%20Final%20WEB.pdf
² http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=320