Gambás

GAMBÁS

Os gambás alimentam-se de frutas, insetos e pequenos roedores, desempenhando papel importante no controle de doenças transmissíveis e também na dispersão de sementes. Não são animais agressivos e apresentam hábitos noturnos. Importante ressaltar: nunca tente capturar o animal, muito menos maltratar, isto é considerado crime ambiental [22].

Resíduos orgânicos armazenados inadequadamente são atrativos aos gambás. Recomenda-se tomar medidas preventivas em relação a disponibilidade dos resíduos, armazenando-os adequadamente.

Caso o gambá tenha entrado em algum ambiente fechado e não consiga sair ou esteja machucado, o recomendado é solicitar a presença da Polícia Militar Ambiental a retirada do animal. 

 

Como proceder em situações que envolvam este animal

 

1. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente antropizado aberto (passeios, calçadas, passagens, ruas)?

Não deve se aproximar nem alimentar o animal. Informar à CGA/ GR e um técnico irá ao local verificar a situação.

2. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente natural (área verde, córrego, mata ciliar) ou aparentemente natural aberto?

 Não deve se aproximar nem alimentar o animal.

3. O Animal está ferido, aparentemente ferido, com dificuldade de locomoção ou comportamento errático?

Entrar em contato com CGA indicando o local, a situação e quantidade de animais. Um técnico irá ao local verificar a ocorrência.

4. O Animal está morto?

Entrar em contato com a Gestão de Resíduos da UFSC, indicando o local e quantitativo.

5. O Animal está preso em ambiente confinado (incluindo salas)?

Manter ambiente aberto para saída. Se não for possível ou o animal não sair, contactar a Polícia Militar Ambiental, Guarda Municipal Ambiental, Fauna do IMA e CGA/ GR. Evitar manter lixo ou resíduos próximo a edificação por muito tempo para evitar reincidência.

Referência:
https://ufscsustentavel.ufsc.br/manual-de-animais-da-ufsc/