Animais Sinantrópicos: Ratos

ANIMAIS SINANTRÓPICOS: RATOS

Os ratos são considerados animais sinantrópicos e algumas espécies silvestres possuem um papel ecológico muito importante na cadeia alimentar pois, além de realizarem o controle populacional de pequenos roedores, eles são alimentos para muitos predadores. Porém, em ambiente urbano, a falta de predadores e a facilidade para encontrar alimento propiciam sua superpopulação [34]. 

Eles podem transmitir diversas doenças por carregarem muitos parasitas em seu corpo e devem ser devidamente controlados [34]. É muito importante não criar condições favoráveis para que apareçam, mantendo condições sanitárias ideais, não deixando resíduos alimentares e objetos sem uso acumulados. Caso sejam encontrados em locais inadequados, deve ser feito a desratização do ambiente.

A UFSC possui Ata de Registro de Preços de contratação de serviços de  desinsetização, dedetização, desratização, descupinização, desalojamento de pombos e morcegos e outros meios de controle de sinantrópicos para os campi Florianópolis, Araranguá e Curitibanos, que podem ser utilizadas quando esses animais estiverem oferecendo algum tipo de risco à saúde da comunidade acadêmica.

Como proceder em situações que envolvam este animal:

1. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente antropizado aberto (passeios, calçadas, passagens, ruas)?

Não se aproximar dos animais e entrar em contato com o DME/ PU, setor responsável pelo combate de sinantrópicos na UFSC.

2. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente natural (área verde, córrego, mata ciliar) ou aparentemente natural aberto?

Encaminhar demanda ao DME/ PU por e-mail informando a necessidade.

3. O Animal está ferido, aparentemente ferido, com dificuldade de locomoção ou comportamento errático?

Não se aproximar dos animais e entrar em contato com o DME/ PU, setor responsável pelo combate de sinantrópicos na UFSC.

4. O Animal está morto?

Entrar em contato com o DME/ PU, setor responsável pelo combate de sinantrópicos na UFSC.

5. O Animal está preso em ambiente confinado (incluindo salas)?

Entrar em contato com o DME/ PU, setor responsável pelo combate de sinantrópicos na UFSC. Solicitar regularmente a desratização ao DME/ PU para evitar reincidência.

 

Referência:
https://ufscsustentavel.ufsc.br/manual-de-animais-da-ufsc/