Animais Sinantrópicos: Formigas

ANIMAIS SINANTRÓPICOS: FORMIGAS

As formigas são sinantrópicas, consideradas insetos sociais, vivem em colônias ou ninhos e cada uma trabalha para todos os membros da colônia. A maioria das formigas alimenta-se de  seiva das plantas, néctar de flores ou substâncias açucaradas. Existem também formigas que são carnívoras e se alimentam de animais mortos ou vivos e outras de fungos cultivados a partir de folhas vegetais [47].

Existem medidas preventivas que podem ser adotadas para minimizar a presença de formigas, como: limpar os locais que contêm restos de alimentos, especialmente doces; trancar bem os potes de alimentos. Quando já houver a presença de formigas, deve-se seguir a trilha e tampar o orifício por onde elas entram e saem com massa, principalmente em junções de azulejos e frestas.

Havendo necessidade a UFSC possui uma Ata de contratação de serviços de  desinsetização e dedetização sob responsabilidade do DME/ PU.

 

Como proceder em situações que envolvam este animal:

1. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente antropizado aberto (passeios, calçadas, passagens, ruas)?

Não se aproximar dos animais e entrar em contato com o DME/ PU, setor responsável pelo combate de sinantrópicos na UFSC.

2. O Animal está saudável ou aparentemente saudável em ambiente natural (área verde, córrego, mata ciliar) ou aparentemente natural aberto?

Não se aproximar dos animais e entrar em contato com o DME/ PU, setor responsável pelo combate de sinantrópicos na UFSC.

3. O Animal está ferido, aparentemente ferido, com dificuldade de locomoção ou comportamento errático?

 Não se aplica.

4. O Animal está morto?

Entrar em contato com o DME/ PU, setor responsável pelo combate de sinantrópicos na UFSC.

5. O Animal está preso em ambiente confinado (incluindo salas)?

Entrar em contato com o DME/ PU, setor responsável pelo combate de sinantrópicos na UFSC. Solicitar regularmente a desinsetização ao DME/ PU para evitar reincidência.

Referência:
https://ufscsustentavel.ufsc.br/manual-de-animais-da-ufsc/