Poda, Corte, Plantio e Transplantio de mudas e árvores na UFSC
A manutenção da composição arbórea do campus é imperante para qualidade de vida acadêmica e laboral, implicando em bem-estar ambiental, físico e mental. A regra é sempre evitar supressões ou podas desnecessárias, por isso salientamos que sempre entrem em contato com os setores técnicos responsáveis da Universidade quando houver necessidade de algum tipo de manejo (corte, poda, plantio, transplantio) com vegetação, incluindo espécimes não arbóreas (bromélias, gramíneas, arbustos).
O que você deseja?
1. Para podas de árvores da UFSC:
Poda é quando necessita-se eliminar ramos ou galhos, sem exceder 30% do volume total do espécime, com o intuito de evitar conflitos com a rede elétrica, edificações ou mitigar risco à integridade de pessoas e estruturas físicas.
Procedimento: Encaminhar solicitação digital ao DME/ PU via SPA. O setor avaliará capacidade técnica de efetuar o serviço e, em caso de deferimento, encaminhará para CGA/ GR para ações de licenciamento prévio, conforme legislação municipal
2. Para o corte (supressão) de árvores da UFSC:
O corte/ supressão ocorre quando há necessidade de derrubada total com o fim de eliminar o espécime.
Procedimento: o requerente deve enviar solicitação digital ao DME/ PU via SPA contendo o motivo de corte, croqui de localização da árvore, 3 foto(s) do(s) espécime(s) e contato para possível acompanhamento de vistoria. Em caso de deferimento* **, encaminhará para CGA/ GR para ações de licenciamento prévio, conforme legislação municipal
**A compensação ambiental é de responsabilidade do requerente, devendo ocorrer dentro do prazo estabelecido na AuC.
3. Para o plantio de mudas na UFSC:
O plantio de mudas na UFSC deve ocorrer somente após autorização da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (CGA), haja vista a necessidade de controle das condições de plantio e pós-plantio, buscando-se ao máximo a garantia de viabilidade das mudas e a mitigação de problemas futuros, tais como possíveis conflitos com redes hidráulica ou elétrica subterrânea, edificações, infestações ou acidentes.
Procedimento: (1) Consultar o manual de plantio de Plantio de Mudas na UFSC; (2) Consultar o Ofício Circular n° 07/CGA/GR/2022; (3) Requerer autorização de plantio através do Pedido De Autorização De Plantio De Mudas Ou Sementes por Solicitação Digital à CGA/ GR (SPA).
4. Para transplantio de mudas na UFSC:
Este tipo de manejo é indicado para se evitar a supressão de espécimes jovens, arbustos ou de pequeno porte, ocorrendo a remoção do indivíduo para outra área do campus.
Procedimento: Encaminhar Solicitação Digital para DME/ PU (SPA) contendo o motivo do pedido, croqui de localização da árvore, foto(s) do(s) espécime(s) e contato para possível acompanhamento de vistoria. Em caso de deferimento, encaminhará para CGA/ GR para ações de licenciamento prévio, conforme legislação municipal