Poda, Corte, Plantio e Transplantio de mudas e árvores na UFSC
A manutenção da composição arbórea do campus é imperante para qualidade de vida acadêmica e laboral, implicando em bem-estar ambiental, físico e mental. A regra é sempre evitar supressões ou podas desnecessárias, por isso salientamos que sempre entrem em contato com os setores técnicos responsáveis da Universidade (CGA/ GR e/ou DME/ PU) quando houver necessidade de algum tipo de manejo (corte, poda, plantio, transplantio) com vegetação, incluindo espécimes não arbóreas (bromélias, gramíneas, arbustos).
O que você deseja?
1. Para podas de árvores da UFSC:
Poda é quando necessita-se eliminar ramos ou galhos, sem exceder 30% do volume total do espécime, com o intuito de evitar conflitos com a rede elétrica, edificações ou mitigar risco à integridade de pessoas e estruturas físicas.
Procedimento: Encaminhar solicitação digital ao DME/ PU via SPA.
2. Para o corte (supressão) de árvores da UFSC:
O corte/ supressão ocorre quando há necessidade de derrubada total com o fim de eliminar o espécime.
Procedimento: o requerente deve enviar solicitação digital ao DME/ PU via SPA contendo o motivo de corte, croqui de localização da árvore, foto(s) do(s) espécime(s) e contato para possível acompanhamento de vistoria.
*Quando a Prefeitura Universitária não tiver condições para realizar o corte/poda, devido ao tamanho da árvore ou à falta de equipamentos, cabe ao solicitante contratar uma empresa para realização do serviço.
**A compensação ambiental é de responsabilidade do requerente, devendo ocorrer dentro do prazo estabelecido na AuC.
3. Para o plantio de mudas na UFSC:
O plantio de mudas na UFSC deve ocorrer somente após autorização da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (CGA), haja vista a necessidade de controle das condições de plantio e pós-plantio, buscando-se ao máximo a garantia de viabilidade das mudas e a mitigação de problemas futuros, tais como possíveis conflitos com redes hidráulica ou elétrica subterrânea, edificações, infestações ou acidentes.
Procedimento: (1) Consultar o manual de plantio de Plantio de Mudas na UFSC; (2) Consultar o Ofício Circular n° 07/CGA/GR/2022; (3) Requerer autorização de plantio através do Pedido De Autorização De Plantio De Mudas Ou Sementes por Solicitação Digital à CGA/ GR (SPA).
4. Para transplantio de mudas na UFSC:
Este tipo de manejo é indicado para se evitar a supressão de espécimes jovens, arbustos ou de pequeno porte, ocorrendo a remoção do indivíduo para outra área do campus.
Procedimento: Encaminhar Solicitação Digital para DME/ PU (SPA) contendo o motivo do pedido, croqui de localização da árvore, foto(s) do(s) espécime(s) e contato para possível acompanhamento de vistoria.