Rede de Cooperação Acadêmica Lixo Zero (International Zero Waste Academic Collaboration)

28/02/2018 16:00

LANÇAMENTO DA REDE DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA LIXO ZERO

International Zero Waste Academic Collaboration

No dia 27 de fevereiro às 19 horas no auditório da ESAG/UDESC,  foi realizado o lançamento oficial da Rede de Cooperação Acadêmica Lixo Zero. Construída para ser uma rede universitária protagonista na promoção do desenvolvimento sustentável nos campi e na cidade. Uma iniciativa de âmbito global com ação local, capitaneada a princípio por instituições catarinenses.

A ideia nasceu durante a Semana Lixo Zero através da percepção comum das Instituições de Ensino Superior – IES (UFSC, UDESC e IFSC) e do Instituto Lixo Zero Brasil, sobre a  importância de seu engajamento e liderança na busca de soluções sustentáveis reais para um mundo lixo zero e uma nova economia circular. Nessa semana, cada IES organizou eventos e palestras na temática Lixo Zero:

O Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, representante da Zero Waste International Alliance, com apoio da equipe do UFSC Sustentável e demais IES, trouxe o criador da Academia Lixo Zero na Nova Zelândia (Zero Waste Academy), Professor Jonathon Hannon da Universidade de Massey, da Nova Zelândia, para apresentar o modelo de excelência na difusão e implementação do conceito lixo zero em diferentes espaços e organizações durante a 3 ª Semana Campus Lixo Zero.

Com mais de 15 anos de experiência na temática Academia Lixo Zero, o Prof. Jonathon Hannon demonstra que o modelo baseado na prática dos laboratórios vivos, onde cidades, regiões e comunidades oferecem o contexto real para o desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão; e a própria gestão da instituição, com o objetivo de solucionar problemas reais das sociedades, funciona  como um motor de inovação sustentável para o desenvolvimento ambiental, social e econômico no âmbito privado, público e do terceiro setor.

A produção descontrolada de lixo pelas sociedades modernas pós revolução industrial culmina hoje em uma séria e grave ameaça a integridade de toda a biosfera e da própria humanidade. A poluição das águas e oceanos, a contaminação de toda cadeia alimentar, a esterilização de espaços pela cultura do descartável e acúmulo de lixo, o passivo socioambiental e econômico que compromete grande parte dos orçamentos municipais, estaduais e nacionais carecem de soluções efetivas para essa crescente problemática que ameaça a todos nós.

As IES têm um papel fundamental a cumprir neste cenário. Como agentes de mudança e transformação que através do ensino, pesquisa, extensão e da própria gestão endossam e viabilizam o desenvolvimento sustentável de comunidades, territórios e cidades.

As IES são os lugares onde soluções, pesquisas técnicas, científicas e o conhecimento são criados e a cultura modificada. Mais do que isso, é o lugar onde jovens passarão uma das fases mais transformadoras de suas vidas. Assim, devem cumprir seu papel educador e transformador na criação de soluções para um mundo sem lixo.

De forma pioneira e com o objetivo de ser exemplo para toda a sociedade, a UFSC, UDESC, e o IFSC, com o apoio do Instituto Lixo Zero Brasil lançam as metas iniciais do programa conjunto a ser aplicado em cada instituição:

  • Meta 1 – Implementar e ou expandir a coleta de resíduos sólidos com separação mínima em 3 frações: Rejeitos, Resíduos Recicláveis Secos e Resíduos Orgânicos;
  • Meta 2 – Eliminar o uso de copos plásticos descartáveis nas instituições;
  • Meta 3 – Eliminação de lixeiras internas nas salas de aulas e setores administrativos para residuários diferenciados para a coleta mínima em 3 frações.

Estas práticas já são hoje aplicadas isoladamente nas respectivas IES por meio de seus Programas de Sustentabilidade (UFSC SustentávelUDESC Sustentável e IFSC Sustentável). A proposta inicial visa compartilhar práticas de gestão e progredir para o lançamento de novas metas e ações elaboradas em conjunto.

Paralelamente, a REDE visa proporcionar o intercâmbio acadêmico entre as IES nacionais e a Universidade de Massey. Outras instituições nacionais e internacionais já demonstram interesse na adesão à REDE.

O lançamento oficial da REDE no dia 27 de fevereiro de 2018 foi simbolizado pela assinatura do Protocolo de Intenções da Rede de Cooperação pelas seguintes representações:

  • Representando o magnífico reitor da UDESC Prof. Dr. Marcus Tomasi, o Pró-Reitor de Planejamento da UDESC Prof. Dr. Leonardo Secchi;
  • Representando o magnífico reitor da UFSC Prof. Dr. Ubaldo Cesar Balthazar, o Coordenador de Gestão Ambiental da UFSC Prof. Dr. Rogério Portanova;
  • Representando a magnífica reitora do IFSC Profª. Dra. Maria Clara Kaschny Schneider, a Diretora Executiva do IFSC Profª. Silvana Rosa Lisboa de Sá;
  • Presidente do Instituto Lixo Zero do Brasil (ILZB), Sr. Rodrigo Sabatini.

Estiveram presentes na solenidade aproximadamente 150 pessoas, entre alunos, professores e interessados ao tema. Dentre as autoridades presentes estavam:

  • Antônio Marius Zuccarelli Bagnati, Vice-Presidente do Grupo Interinstitucional de Resíduos Sólidos de Florianópolis (GIRS) e ex-diretor presidente da COMCAP;
  • Lucas Barros Arruda, Secretário de Saneamento da Prefeitura Municipal de Florianópolis;
  • Deputado Estadual de SC, César Valduga, da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem.

Após a solenidade, foi conduzida a Palestra Internacional “Inovação Política e Lixo Zero”, proferida por Alessio Ciacci, consultor da União Européia em projetos de sustentabilidade ambiental ligados à reutilização e reciclagem de resíduos urbanos. Em 2017 recebeu, no Parlamento Europeu em Bruxelas o prêmio “Campeões da Economia Circular Italiana” e em Viena ganhou o Prêmio Europeu de Inovação Política por meio da implementação da tarifa pontual lixo zero. Alessio Ciacci também é responsável por um dos mais bem sucedidos cases de implementação da estratégia Lixo Zero na Europa, como o exemplo da cidade de Capannori, na Itália.

A iniciativa é de importância capital em um mundo na iminência de uma crise global de resíduos sólidos como apontado por recentes alertas e relatórios da FAO e de outras agências da ONU. Movimento que merece ser celebrado por toda a sociedade catarinense e brasileira como um marco da articulação universitária em prol do desenvolvimento sustentável de nossas cidades, regiões e comunidades.

Contatos:

Gustavo Rittl – Instituto Lixo Zero Brasil, gustavorittl@gmail.com (48 99624-0863);

UFSC: Djesser Zechner Sergio, djesser.zechner@ufsc.br;

UDESC: Gustavo Kogure, gustavo.kogure@udesc.br;

IFSC:  Twisa Thiemi Barcellos Nakazima, twisa@ifsc.edu.br.

Alessio Ciacci – Ganhador do Prêmio Europeu de Inovação Política (à direita).

Representantes das IES que ratificaram o Protocolo de Intenções. Da esq. p/ dir: Rodrigo Sabatini (ILZB), Dep. César Valduga (Testemunha), Profa. Silvana Rosa Lisboa de Sá (IFSC), Prof. Leonardo Secchi (UDESC), Professor Rogério Portanova (UFSC) e Aleccio Ciacci (Palestrante)

Organizadores, autoridades e presentes para foto oficial de lançamento da Rede de Cooperação Acadêmica Lixo Zero

Aproximadamente 150 pessoas estiveram presentes entre alunos, professores, servidores, interessados ao tema e autoridade.

Coordenador da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC Professor Rogério Portanova proferindo sua palavra

Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil – Rodrigo Sabatini, proferindo sua palavra