5 de Setembro, dia da Amazônia!
Dia 5 de Setembro, é celebrado o dia da Amazônia. A data remete a quando D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas, hoje Estado do Amazonas. Mais do que história, é um lembrete da importância de se preservar a maior floresta tropical do mundo, lar de diversas espécies e povos típicos.

Foto: Agência Brasil
Sobre a Amazônia
A floresta estende-se por oito estados brasileiros e países sul americanos, contando com uma área de 4,196.943 milhões de km² (IBGE,2004), maior que o país da Índia. Dessa área, 60,1% está em território brasileiro, reforçando a importância do país na preservação.
Sua fauna é extremamente rica, contendo 20% das espécies de animais existentes no mundo todo. Algumas delas são endémicas, ou seja, exclusivas da região, como o boto-cor-de-rosa, o galo-da-serra, a tartaruga-mata-mata, o sapinho-de-folhiço e o acará-disco. A flora é formada por três tipos: mata de várzea, mata de igapó e mata de terra firme. Como a floresta é muito úmida e passa por períodos de cheias e inundações, essa característica divide os tipos de vegetação existentes: o que não é inundado (terra firme), o de transição (várzea) e o inundável (igapó). A vitória-régia, castanha-do-pará, o cupuaçu são exemplos de riquezas exclusivas da Amazônia. A hidrografia é igualmente rica, contendo a maior bacia do mundo em extensão e densidade. Nos seus rios vivem 16% das espécies de peixe de água doce do planeta.
Ameaças
Desde 1988, foram desmatados 421.870 km², que equivalem aproximadamente à área da Suécia. Diversas atividades são responsáveis por esse e outros impactos negativos, quando pensadas apenas pelo viés econômico. Justamente por ser um local muito rico, é alvo de exploração comercial. A plantação de soja, a pecuária e a derrubada de árvores na busca de madeira são exemplos de atividades que impactam a floresta, junto a busca por matéria-prima. Além das grandes alterações, todo tipo de influência no bioma pode resultar em grandes impactos ambientais. Por exemplo, a extração incorreta de madeira, mesmo que em pequena escala, pode alterar a composição florística e consequentemente os animais que vivem ali. O alerta é de Hélder Queiroz, pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).
Por que é tão importante preservar?

Foto: Reuters
Além de ser possuir uma biodiversidade gigantesca, as árvores amazônicas também colaboram com a diminuição da quantidade de CO2 no planeta. Por meio da fotossíntese, o gás carbônico (CO2) é retirado da atmosfera e o gás oxigênio (O2) é liberado no lugar. O gás carbônico, lançado diariamente em diversas atividades humanas, é um dos responsáveis por diversas mudanças climáticas no planeta. Vale a pena salientar a variedade de plantas medicinais que podem ser encontradas no local, sendo que grande parte não foi estudada e pesquisada ainda.
Luiza Della Giustina/Jornalista da Coordenadoria de Gestão Ambiental/UFSC
Fontes:
3http://agencia.fapesp.br/ameacas-a-amazonia-vao-muito-alem-das-queimadas/17908/
4 https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/