Hoje (15) é dia de greve pelo clima!

15/03/2019 18:01
greta2

Greta Thunberg em seu protesto na frente do Parlamento. (Reprodução: Elle)

Fridays for Future (ou Greve das Escolas pelo Clima) é uma iniciativa estudantil em defesa do clima, ou seja, contra o aquecimento global. Seu principal objetivo é garantir que o Acordo de Paris e os alertas do IPPC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da ONU) sejam cumpridos, além de lembrar os governantes que medidas devem ser tomadas com urgência para que o aumento temperatura global não ultrapasse 1,5°C ao ano.

O movimento começou no ano passado com Greta Thunberg, uma estudante sueca de 16 anos que decidiu não frequentar a escola por vinte dias (de 20 de agosto até 9 de setembro, dia das eleições gerais na Suécia), depois de ondas de calor e incêndios no país. A menina pedia que o governo da Suécia reduzisse as emissões de carbono, de acordo com o Acordo de Paris, e protestou sentando do lado de fora do Parlamento todos os dias, durante o horário escolar, com o sinal de “Skolstrejk för klimatet” (escola de greve para o clima). “Para quê ir à escola estudar sobre o futuro se estão acabando com ele”, indaga ela.

Após as eleições gerais, ela continuou a greve somente nas sextas-feiras, o que ganhou atenção mundial. Protestos semelhantes foram organizados em diversos países, como na Holanda, Alemanha e na Austrália, onde milhares de estudantes foram inspirados por Thunberg, e já fizeram greves em três sextas-feiras – ignorando os comentários do Primeiro-Ministro Scott Morrison que criticavam os protestos: “mais de aprendizagem nas escolas e menos ativismo”. Thunburg já participou da manifestação Rise for Climate (Erga-se pelo clima), em Bruxelas, da COP24 (Conferência do Clima da ONU), e no Fórum Econômico Mundial, na Suíça. Esse mês, ela foi indicada ao Nobel da Paz por três políticos noruegueses.

Para a CNN, Thunberg afirmou que a síndrome de Asperger, doença na qual ela foi diagnosticada, pode ter contribuído para que ela dedique todo o seu foco à proteção do clima.”Tenho síndrome de Asperger e isso significa que meu cérebro funciona de um jeito um pouco diferente. Eu vejo as coisas em preto e branco, com lógica. Se eu não fosse tão estranha, então eu teria me distraído com o jogo social que as pessoas jogam”, explicou.

Em dezembro do ano passado, a greve dos estudantes já tinha sido adotada em pelo menos 270 cidades nos países em pelo menos 15 países, como Austrália, Dinamarca, Japão e Canadá. Esse ano, três dias de greve já aconteceram: entre 17 e 18 de janeiro, 15 de fevereiro e hoje, sexta-feira, 15 de março de 2019, onde as manifestações estão programadas para acontecerem em mais de 2 mil eventos de 123 países. É uma verdadeira rebelião climática dos jovens. “Estamos fazendo isso porque vocês, adultos, estão nem aí para o nosso futuro”, é o que dizem os cartazes.

O movimento chegou ao Brasil há pouco tempo, mas os jovens brasileiros já estão se organizando para participar dessa e de outras sextas-feiras de greve. Além de perfil no Instagram e da hashtag #FridaysForFutureBrasil, foram criados grupos de WhatsApp, por onde os adolescentes organizam o protesto, combinando sobre como e o que fazer no dia da greve, e ajudam uns aos outros a mobilizar o maior número de pessoas possível. Aqui, 20 cidades de 12 estados e o DF têm protestos agendados. Além do Brasil, países como Colômbia, Nova Zelândia, e Uganda também se uniram recentemente ao movimento.

No dia 2 de fevereiro, a ministra do ambiente da Bélgica, Joke Schauvliege, renunciou após alegar falsamente que a agência de segurança do Estado tinha provas de que as greves nas escolas na Bélgica – realizadas no dia 27 de janeiro, com mais de 75 mil participantes – eram uma armação. Ainda em fevereiro, 350 cientistas holandeses assinaram uma carta aberta em apoio às greves escolares na Holanda, onde escreveram: “Com base nos fatos fornecidos pela ciência climática, os ativistas estão certos. É por isso que nós, como cientistas, os apoiamos”.

Fontes:

GEILING, Luiza. Greve Global pelo Futuro: um movimento de estudantes contra a inércia dos adultos. 2019. Conexão Planeta. Disponível em: <http://conexaoplaneta.com.br/blog/greve-global-pelo-futuro-um-movimento-de-estudantes-contra-a-inercia-dos-adultos/>. Acesso em: 15 mar. 2019.

WIKIPEDIA. Fridays For Future. 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Fridays_For_Future>. Acesso em: 15 mar. 2019.

MORENO, Ana Carolina. ‘Poucos adultos estão escutando’, diz adolescente indicada ao Nobel que criou uma greve global pelo clima. 2019. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/03/15/poucos-adultos-estao-escutando-diz-adolescente-indicada-ao-nobel-que-criou-uma-greve-global-pelo-clima.ghtml>. Acesso em: 15 mar. 2019.

 

 

size=708x398

Greve pelo clima em Berlim em 25 de janeiro de 2019 (Reprodução: RBB 24, Alemanha)

 

programação brasil

Programação brasileira do Fridays For Future, sexta-feira, 15/03