A Coordenadoria de Gestão Ambiental emite ofícios com orientações sobre destinação adequada de resíduos
A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA/GR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) emitiu dois novos ofícios com orientações sobre o descarte correto de resíduos volumosos e sobre a coleta seletiva nos setores administrativos. As medidas visam aprimorar a gestão de resíduos no campus e mitigar os impactos ambientais resultantes do descarte inadequado.
No Ofício Circular 18/CGA/GR/2024, a CGA estabelece diretrizes para a coleta seletiva nos setores administrativos, enfatizando a importância de manter apenas um par de lixeiras por setor e de separar corretamente os materiais recicláveis dos não recicláveis. A instituição orienta que os setores sigam essas normas para garantir o bom funcionamento do sistema de coleta e reciclagem, além de colaborar para a sustentabilidade da UFSC.
Por outro lado, o Ofício Circular 21/CGA/GR/2024 trata do problema crescente de descarte irregular de resíduos volumosos, como sofás, pallets e restos de madeira, que têm sido encontrados nos pontos de coleta da Comcap, no campus Trindade.
A CGA/GR disponibiliza canais de comunicação para sugestões e denúncias de descarte inadequado. A comunidade acadêmica pode informar sobre essas práticas através do WhatsApp (48) 3721-4224 ou pelo e-mail gestaoderesiduos@contato.ufsc.br, anexando fotos e indicando a localização. Para dúvidas sobre o descarte correto de qualquer tipo de resíduo, é possível acessar o site gestaoderesiduos.ufsc.br.
A colaboração de todos é essencial para manter o campus limpo e promover um ambiente mais sustentável.