UFSC recebe Selo ODS Educação por cinco projetos voltados à sustentabilidade
A UFSC foi certificada com o Selo ODS Educação (@seloods), um reconhecimento pelo seu compromisso com o avanço da Agenda 2030 no Brasil.
A cerimônia de certificação ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 20 de março, reunindo representantes de 74 instituições de ensino brasileiras que foram reconhecidas por seu impacto social na área da educação. O evento, organizado pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030, UNB 2030 e UFRJ, destacou iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promoveu debates sobre educação, sustentabilidade e o conceito de ODS 18.
A Universidade foi representada na cerimônia pela Professora Michelle Fossati, do Departamento de Arquitetura, que foi uma das responsáveis pelo cadastro de um dos projetos premiados.
A UFSC recebeu o selo pelo desenvolvimento de cinco projetos e ações que promovem a gestão ambiental, educação para a sustentabilidade, arte e consumo consciente. As iniciativas premiadas foram:
- Sustentabilidade é coisa de criança: abordagem da sustentabilidade com escolas públicas do ensino fundamental – Coordenação: Michelle Fossati.
- Disseminação de conhecimentos sobre sustentabilidade – Coordenação: Michelle Fossati.
- Semana de Arte com Educação Ambiental – Evento realizado pela Sala Verde UFSC
- Semana de Acolhimento da Comunidade – Evento realizado pela Sala Verde UFSC
- Trabalhando a cultura popular com educação ambiental através do folclore catarinense: “Boi de mamão” – Evento realizado pela Sala Verde UFSC
As inscrições para o Selo ODS Educação 2025 já estão abertas! Se você desenvolve um projeto na UFSC e deseja inscrevê-lo, solicite à Coordenadoria de Gestão Ambiental que realize o cadastro do seu login na plataforma. Assim, será possível incluir sua iniciativa e atender aos requisitos do selo. Saiba mais em: www.seloods.org
A UFSC celebra essa conquista como mais um passo na consolidação de seu papel como referência nacional na integração dos princípios da Agenda 2030.