UFSC implementa novo regramento para coleta seletiva em setores administrativos, laboratórios de informática e salas de monitoria no campus de Florianópolis
Foi publicada, no dia 19 de setembro de 2024, a portaria normativa que estabelece diretrizes obrigatórias para a implantação da coleta seletiva em setores administrativos, laboratórios de informática e salas de monitoria do campus de Florianópolis. A medida visa aumentar a taxa de reciclagem, que atualmente está em 4% do seu potencial.
Desde 2019, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) tem incentivado, por meio de campanhas educativas, os setores administrativos a adotarem pares de lixeiras — uma para rejeitos e outra para recicláveis — como substitutas das lixeiras individuais. No entanto, houve bastante resistência, com muitos usuários preferindo manter essas lixeiras, o que dificultou a implementação dessa boa prática. Diante disso, optou-se por tornar o uso das lixeiras de coleta seletiva obrigatório a partir de outubro de 2024.
A Portaria Normativa Nº 488/2024/GR, assinada pelo reitor Prof. Irineu Manoel de Souza, estabelece que setores com até 10 usuários devem contar com, no máximo, um par de lixeiras (rejeito e reciclável), podendo aumentar a quantidade proporcionalmente de acordo com o número de pessoas. As copas e cozinhas também devem possuir um par de lixeiras. As copas e cozinhas, salas de reuniões e auditórios também devem possuir um par de lixeiras. O documento prevê algumas exceções e qualquer situação não prevista pode ser comunicada à CGA/GR (gestaoderesiduos@contato.ufsc.br).
O objetivo é aumentar a reciclagem e, assim, gerar benefícios tanto ambientais quanto sociais, já que os resíduos recicláveis são encaminhados para cooperativas de catadores. Além disso, a medida facilita o trabalho da equipe de limpeza e reduz o uso de sacos plásticos.
A partir de outubro, a equipe da CGA irá visitar os setores administrativos para orientar sobre e esclarecer dúvidas. Os setores têm 30 dias, a contar da data de publicação da portaria, para se adequarem ao novo sistema.
A nova política faz parte de um esforço contínuo da UFSC para promover práticas sustentáveis e conscientizar a comunidade universitária sobre a importância da reciclagem.
Como implementar as lixeiras?
- Remova as lixeiras individuais, reutilizando-as na nova composição de lixeiras duplas: uma para recicláveis e outra para rejeitos.
- Procure uma caixa de papelão para ser a papeleira.
- Escolha um local central no setor e de fácil visualização para a instalação das novas lixeiras.
- Sinalize as lixeiras, imprimindo cartazes informativos (disponíveis para download aqui) ou solicitando-os por e-mail à gestaoderesiduos@contato.ufsc.br. Fixe os cartazes na parede acima das lixeiras.
Agora é só separar adequadamente!
Como separar os resíduos? Na UFSC, os resíduos convencionais são divididos em três categorias: recicláveis, rejeitos e folhas de papel.
- Recicláveis: materiais limpos e secos, como plásticos, papelão desmontado, papel amassado, latinhas, garrafas PET, isopor e marmitas sem restos de comida.
- Rejeitos: resíduos sujos ou com restos de alimentos ou líquidos, como copos com restos de café, guardanapos, adesivos e resíduos orgânicos.
- Folhas de papel: papel usado dos dois lados, sem amassados ou grampos, e caixas de papelão.
Problemas na coleta seletiva? Percebeu problemas na coleta dos resíduos? Como resíduos sendo coletados misturados ou uso das cores erradas nos sacos das lixeiras? Avise por e-mail: gestaoderesiduos@contato.ufsc.br.
Mais informações estão disponíveis no site: ufscsustentavel/coletaseletiva.