A Semana do Meio Ambiente 2023 é a campeã em número de inscritos

14/06/2023 12:22

Se encerrou na última sexta-feira (02) a 9° edição da Semana do Meio Ambiente da UFSC. O evento contou com cinco dias de programação e recebeu o maior número de inscritos desde 2015, totalizando 1800 participantes. O fator inédito foi a realização de atividades simultaneamente no dos demais Campi da UFSC, Araranguá, Blumenau e Joinville, com agenda individual para cada cidade.

WhatsApp Image 2023-06-02 at 12.58.30 (1)

Visitação ao Laboratório e Usina Fotovoltaica / Foto: arquivo pessoal

A cada ano, a  semana tem como objetivo chamar atenção de toda a comunidade acerca das temáticas ambientais. Além disso, traz novidades e informações sobre práticas mais sustentáveis e sua importância social. 

Esta edição contou com mais de 40 atrações e 80 horas de programação. Entre os destaques, as atividades foram distribuídas em oficinas, minicursos, visitas e as ecotalks, uma sequência de debates e reflexões com convidados ligados a temas sustentáveis. Com cinco palestras, as “ecoconversas”  lotaram o auditório da Reitoria I, Campi Florianópolis, ao longo do segundo dia. Dentre as temáticas, os assuntos escolhidos foram a justiça climática, desenvolvimento saudável, luta e direitos indígenas, empreendedorismo verde e maneiras de deter o desastre ambiental. Cada uma delas ministradas por especialistas e entrevistadas por profissionais da UFSC. 

Os encontros com maior adesão do público foram as visitas e oficinas. As atividades tiveram lotação máxima e as vagas foram definidas por sorteio, infelizmente muitos ficaram na lista de espera. Entre as visitas tivemos o Parque Estadual do Rio Vermelho, Estação Ecológica de Carijós, Cidade das Abelhas, Usina Fotovoltaica da UFSC, Aterro Sanitário de Biguaçu e o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Já quanto às oficinas, os encontros acerca da “Alimentação Viva” e “Plantas Aromáticas” contaram com lotação máxima.

A “Quarta-Verde” também obteve sucesso com troca mudas e a feira de adoção, onde dez gatos e um cachorros conquistaram um novo lar. Bem como a exibição do documentário “Estamira”, promovido em parceria do Cine Paredão e o trio instrumental Grillo e os Mosquitos, em colaboração com o projeto 12h30. Embora sem a necessidade de inscrição, calcula-se que um pouco mais de 400 pessoas tenham participado das atividades descritas. 

Ao longo de toda a agenda, as inscrições foram gratuitas e abertas ao público. A organização do evento foi realizada pela Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) em parceria com a Sala Verde, projeto que faz parte da Coordenadoria, além de contar com  auxílio de vários parceiros, em especial a FAPESC, FEESC, FAPEU, FEPESE, CAESA e a Grão Mestre.