UFSC participa do “VI National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil 2023” e ganha menção honrosa

20/09/2023 13:23
edd7b977-412d-42bd-ac2d-bf918c55f729

Apresentação de boas práticas da UFSC pelo biólogo da CGA-UFSC Allisson Castro

A UFSC participou do “VI National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil 2023”. Esse evento acontece anualmente nos países que possuem universidades participantes do ranking internacional de sustentabilidade universitária GreenMetrics. No Brasil, a sexta edição do evento ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro na capital Campo Grande, e inclui mesas-redondas, palestras, visitas técnicas, submissão de resumos e publicação nos anais.

Neste encontro, as universidades compartilharam experiências, inovações e boas práticas no campo da sustentabilidade. A UFSC esteve representada por Allisson Castro, Biólogo da Coordenadoria de Gestão Ambiental, que apresentou dois trabalhos elaborados pelos servidores e estagiários da CGA que têm demonstrado resultados positivos na Universidade: “O Modelo de Combate à Dengue na UFSC” e “Estratégias para a Gestão do Abastecimento de Água nos Campi Universitários”. Esse último trabalho, coordenado pelo Engenheiro Sanitarista Djesser Zchener, recebeu uma menção honrosa na área temática “Água”.

O artigo premiado destacou os resultados das ações implementadas entre 2018 e 2019, que resultaram na diminuição do consumo de água na UFSC em 20,38% em relação ao consumo anual anterior,

WhatsApp Image 2023-09-15 at 12.48.53

Menção Honrosa – Área temática água

resultando em uma economia de R$ 625.056,80 ou 58.306 metros cúbicos. Uma das estratégias-chave para alcançar esses resultados foi o acompanhamento rigoroso do consumo e sua análise pela Coordenadoria de Gestão Ambiental, que compartilhou essas informações com a comunidade universitária e, especialmente, com os administradores locais dos locais em que estavam os hidrômetros. Isso aumentou a conscientização sobre a importância da conservação das instalações. Além disso, foi estabelecido um canal de comunicação para relatar vazamentos na UFSC, o que resultou em uma redução significativa no tempo de resposta às solicitações de manutenção.alisson

Desde o ano de 2017, a UFSC tem desempenhado um papel ativo no índice GreenMetrics, que envolve a participação de 1050 universidades de 84 países. Em 2021, a UFSC alcançou a 631ª posição, reafirmando seu compromisso contínuo com a sustentabilidade. O GreenMetrics tem como principal objetivo promover a ideia de uma “Universidade Verde” por meio da medição e comparação da sustentabilidade em seis categorias de avaliação, todas adaptadas à realidade universitária. Essas categorias abrangem áreas cruciais como “Configurações do Campus”, “Energia e Mudanças Climáticas”, “Resíduos Sólidos”, “Água”, “Transporte” e “Educação”. O índice visa ressaltar a situação atual e as políticas de sustentabilidade adotadas pelas universidades em todo o mundo, incentivando os líderes acadêmicos a enfrentar desafios fundamentais, como as mudanças climáticas, a conservação de energia e água, a promoção da reciclagem de resíduos e a adoção de medidas sustentáveis de transporte.