UFSC Participa de Evento sobre Iniciativas de Compostagem em Municípios de SC

06/10/2023 13:15

No dia 27 de outubro, a servidora Sara Meireles, Engenheira Sanitarista e Ambiental da Coordenadoria de Gestão Ambiental, representou a UFSC em um painel promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), em colaboração com o Centro de Estudos e Promoção de Agricultura de Grupo (Cepagro). O evento, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, teve como foco a apresentação de experiências de compostagem em municípios catarinenses.

O tema central do painel foi “Experiências de compostagem em municípios catarinenses e a importância do uso do composto para jardinagem e produção de alimentos saudáveis”. Seu intuito foi disseminar a compostagem como uma forma descentralizada de tratamento de resíduos orgânicos, além de fornecer informações sobre o uso seguro do composto orgânico.

O evento não apenas serviu como plataforma de aprendizado, mas também permitiu a obtenção de informações sobre boas práticas e a busca por alternativas para a UFSC. Sara destaca que “o evento foi importante para entender como os municípios sensibilizaram a população para realizar a separação para a coleta seletiva, um desafio também encontrado na UFSC, que tem uma população de médio porte”.