Participação da CGA na A3P

13/11/2023 14:52

Na última quarta-feira (25/10), a Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC, representada pelas servidoras Sara Meireles e Bianca Romeu, participou da reunião da rede A3P (Agenda Ambiental da Administração Publica), que ocorreu na Câmara de Vereadores de Itajai, e foi encabeçada por Pablo Saldo, do Ministério do Meio Ambiente. Estiveram presentes, além da CGA/UFSC, representantes do IFSC, do IFC, da Câmara de Vereadores de Itajai, do Conselho Regional de Contabilidade e da Companhia das Águas de Joinville (CAJ). Essas e outras instituições são algumas das que já aderiram à A3P, que é uma agenda que visa fomentar práticas sustentáveis na administração pública, nos níveis federal, estadual e municipal.
A reunião teve por objetivo a troca de experiências entre as instituições a respeito de práticas sustentáveis já implementadas, as dificuldades enfrentadas e as possíveis melhorias e parcerias na implementação da A3P.

No mesmo dia, no período da tarde, a CGA assistiu as apresentações e debates do Seminário “Debates Intersetoriais: desafios e oportunidades para uma gestão de resíduos Lixo Zero” da 4ª Semana Lixo Zero de Itajai. O seminário contou como a participação do Deputado Estadual de Santa Catarina, Marquito, que apresentou os projetos legislativos de compostagem e outros projetos ambientais. Pablo Saldo, do Ministério do Meio Ambiente, falou sobre a A3P, e Malu Pereira, da empresa Gomes da Costa, que relatou o sucesso da empresa na redução de resíduos. O segundo painel do seminário teve a participação de representantes do programa Itajai Lixo Zero, da cooperativa Reciclavale e do programa Recicla Itajai, apresentando dados e perspectivas a respeito da geração, segregação e destinação dos resíduos de Itajai.