Dia Nacional de Combate à Dengue na UFSC: mobilização contra o Aedes aegypti na UFSC

20/11/2023 21:03

No último sábado, ocorreu o Dia Nacional de Combate à Dengue – o famoso “Dia D”. Para marcar presença nessa iniciativa a Coordenadoria de Gestão Ambiental, nesta sdengue Xfoto dengue_1egunda-feira (20.11), realizou atividades educativas tanto na saída do Restaurante Universitário quanto no intervalo das turmas de ensino fundamental do Colégio de Aplicação.

Dengue 6

Aqueles que passaram perto do RU tiveram a oportunidade de observar de perto o temido mosquito Aedes aegypti através de lupas, permitindo uma inspeção detalhada para diferenciá-lo de outros mosquitos comuns. Além disso, puderam visualizar suas larvas, conhecer o ciclo do mosquito e foram sensibilizados sobre a importância da eliminação de pontos de água parada. Flyers informativos foram distribuídos, explicando a relevância desse esforço coletivo.

No Colégio de Aplicação, a presença do próprio mosquito Aedes aegypti do tamanho de uma pessoa causou comoção entre as crianças. Os alunos também tiveram a oportunidade de observar o mosquito de perto e foram incentivados a orientar os responsáveis em casa na eliminação de possíveis focos de água acumulada.

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, propiciando o nascimento dos mosquitos, a CGA destaca a importância redobrada neste período. A colaboração da comunidade universitária no combate ao mosquito tanto nas dependências da universidade quanto nas casas e arredores é muito importante. A orientação é, caso se encontre qualquer ponto com água parada na UFSC, pede-se para enviar um e-mail com a localização e fotos para evitedengue@contato.ufsc.br. Já em locais fora da Universidade, a denúncia deve ser realizada por meio do telefone 32123902 ou pelo formulário do site da prefeitura.

O combate à dengue é uma responsabilidade coletiva, e a UFSC convoca todos a se unirem nessa batalha contra o Aedes aegypti. Juntos, podemos fazer a diferença na prevenção e controle dessa doença.