CGA divulga banco de dados geográficos e mapas de caracterização dos cursos da água da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio

08/09/2020 14:29

A Coordenadoria de Gestão Ambiental divulga banco de dados geográficos e mapas de caracterização dos cursos da água da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio, sub-bacia da Bacia Hidrográfica do Manguezal do Itacorubi.

A Bacia Hidrográfica do Rio do Meio inclui os bairros Pantanal, Carvoeira, Serrinha, parte do Córrego Grande e inteiramente o Campus Trindade da UFSC, Florianópolis/SC. O Rio do Meio (também conhecido como Rio Sertão) é o principal curso da água que atravessa o campus Trindade. Próximo ao bairro Santa Mônica, o Rio do Meio passa a ser denominado de Rio Três Córregos. Após percorrer o Manguezal do Itacorubi em direção à baía norte de Florianópolis, o Rio Três Córregos encontra o Córrego Grande próximo a foz, e juntos desaguam na baía norte. Informações podem ser acessadas e baixadas em:

https://gestaoambiental.ufsc.br/gestao-das-aguas/cursos-da-agua-e-manejo-de-aguas-pluviais/caracterizacao-bacia-rio-do-meio/

A qualidade de água nos cursos da água que desaguam no manguezal do Itacorubi é diretamente influenciada pelo adequado uso e cobertura dos sistemas de esgotamento sanitário, drenagem pluvial e disposição de resíduos sólidos, bem como, pelo uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica.

A recuperação da qualidade de água da bacia hidrográfica depende, portanto, de um conjunto de ações integradas e de sensibilização e participação de toda a comunidade da bacia.

Mapa 01 - Bacia Hidrográfica Manguezal do Itacorubi 118470736_3524300504249347_5727515581129208257_o
Mapa 01 – Limite da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio (sub-bacia da Bacia Hidrográfica do Manguezal do Itacorubi) e localização do campus Trindade da UFSC. Rio do Meio, vista de jusante para montante, em trecho sob Av. Prof. Henrique da Silva Fontes (fundos CCB/MIP – Campus Trindade UFSC).